iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

09/09 - 15:29hs

Apple lança novos iPods
iPod nano é a grande estrela, com mais capacidade e nove novas cores. iPod Touch e iPod Classic recebem pequenas mudanças, mas iPod Shuffle continua o mesmo.

Rafael Rigues

Acordo Ortográfico

A Apple anunciou hoje, em um evento para a imprensa especializada em San Francisco, nos EUA, o lançamento de novos modelos em sua linha de MP3 Players, os iPods. A apresentação, que tradicionalmente ocorre todo mês de setembro, foi feita por um Steve Jobs ainda magro, mas bem humorado, que brincou com os presentes: "As notícias sobre minha morte são um grande exagero", referindo-se ao "deslize" da agência de notícias Bloomberg, que em Agosto publicou o obituário do executivo antes da hora.

A principal estrela do evento foi, sem dúvida, o iPod nano. Originalmente lançado em 2005, o aparelho agora entra na sua quarta geração, retomando o formato vertical do primeiro e segundo modelos, com a capacidade de reprodução de vídeo dos nano "gordinhos" da terceira geração. O design é idêntico ao das imagens que apareceram na internet semanas antes do evento: alongado e lateralmente ovalado, com uma enorme tela em proporção "wide screen" que ocupa quase metade da frente do aparelho. Segundo Steve Jobs, estes são "os iPods mais finos já lançados".

Os novos nano tem uma interface aprimorada, memória interna de 8 ou 16 GB e um acelerômetro interno que dá a eles alguns do truques do iPhone: vire o aparelho de lado para ver fotos em tela cheia, vídeos ou para "folhear" as capas dos álbuns na memória. outro recurso interessante é o "Shake to Shuffle": basta chacoalhar o aparelho para trocar de música.

Com preços sugeridos de US$ 129 (com 8 GB de memória) e US$ 199 (com 16 GB) os novos iPod nano tem bateria com autonomia para 24 horas de música e 4 horas de vídeo e começam a chegar às lojas nos EUA amanhã. Ambos os modelos estarão disponíveis em nove cores, muito mais vibrantes que as da linha atual: preta, prata com a "rodinha" preta, roxo, azul, verde, amarelo ouro, rosa e vermelho.

O iPod Touch, irmão menor do iPhone, também recebeu alguns retoques. Agora o aparelho é mais fino, e tem botões na lateral para controle de volume e um alto-falante interno. O receptor para o sistema Nike+, que acompanha seus movimentos e gera relatórios de atividade física e gasto de calorias, agora é embutido no aparelho, bem como o software necessário: o usuário só precisa comprar o transmissor para colocar no tênis. A bateria tem autonomia para 36 horas de música e seis horas de vídeo. As capacidades não foram modificadas: modelos de 8GB, 16 GB e 32 GB chegam às lojas nos EUA hoje, com preços sugeridos de US$ 229, US$ 299 e US$ 399.

O iPod "classic" sofreu uma única pequena mudança: o modelo mais "gordinho" com capacidade de 160 GB foi extinto, e apenas o modelo "magro" sobrevive, com uma ampliação de 80 GB para 120 GB de espaço em disco, com preço sugerido de US$ 249. A falta de novidades e a redução a um único modelo pode indicar que o fim desta linha de iPods está próximo. O iPod Shuffle, o modelo mais barato da Apple, não sofreu nenhuma alteração de características ou design.

Segundo Jobs, a Apple é a lider no mercado de MP3 Players nos EUA, com 73.4% de participação segundo os números mais recentes, bem à frente das principais concorrentes como a Sandisk, em terceiro com 8.6%, e a Microsoft, em quarto com 2.6%. Mais de 160 milhões de iPods já foram comercializados desde o lançamento do modelo original, em 2001.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias