iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

01/07 - 12:31hs

Google investe em informação por SMS na África
Empresa cria suíte de aplicativos para celular especialmente para a África

Geek

Por Stella Dauer

O continente africano possui o índice de pobreza mais alto do planeta e, talvez por isso mesmo, com menos acesso a informação. Paradoxalmente, é onde o mercado de telefonia celular mais cresce. O Google está empenhado usar a explosão da telefonia móvel como arma contra o isolamento e desenvolveu uma suíte de aplicativos para trazer acesso à informação para todas as classes.

De acordo com o site Information Week, devido aos inúmeros problemas que existem no continente africano, o celular acabou se tornando o maior meio de comunicação e acesso a informação por lá, com penetração seis vezes maior do que a internet. Então a Google adaptou alguns de seus serviços online, especialmente no tocante à disseminação de informação, para que estas trabalhem com o serviço de SMS local do país.

Rachel Payne, gerente da Google na Uganda ressalta que eles pretendem ir além da internet convencional, na qual muitos costumam navegar durante o dia. “Esperamos servir um maior número de pessoas, e não somente aquelas que podem acessar a internet da conveniência de seus locais de trabalho ou residências”, disse em um post publicado no seu blog.

O Google SMS é comporto por três serviços: Tips, Search e Trader. No primeiro, o usuário poderá tem acesso a dicas sobre saúde, localização de clínicas próximas e informações sobre tempo e agricultura. Com o Search será possível encontrar informações sobre eventos, esportes, ações, vôos e definições de palavras. Já no serviço Trader, uma espécie de mercado por SMS pode ser acessado e o usuário poderá vender bens e serviços, eliminando as barreiras e encurtando distâncias nas áreas rurais.

“É importante alcançar os usuários onde quer que eles estejam, com a informação que eles precisam, em áreas onde a escassez de informação é grande.”, declararam Joe Mucheru, diretor da Google para a África Sub-Saariana e Fiona Lee, gerente de projeto da empresa na África, em um post no blog do projeto reproduzido pelo site eWeek.

Para os países da América do Norte a Google possui um aplicativo parecido, de mesmo nome, mas com funções diferentes do apresentado aos africanos, concentrando todos os serviços apenas na busca, e sem as habilidades do Trader e algumas do Tips, noticiou o TechCrunch.

A instalação dos aplicativos é simples, bastando apenas o usuário enviar a palavra Help ao número 6001 para obter o Tips, 6006 para o Search e 6007 para o Trader, como mostrado no site oficial, que pode ser acessado pelo endereço http://tinyurl.com/ox63qj. Para tornar possível esse projeto a Google contou com o auxílio da Grameen Foundation, MTN Uganda e outras organizações locais do país.

É possível conhecer mais sobre o que a Google faz pela África no site http://google-africa.blogspot.com/.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias