iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

10/09 - 15:48hs

Motorola lança seu primeiro smartphone Android
Motorola CLIQ tem integração com redes sociais como seu ponto forte

Rafael Rigues

Após meses de rumores e expectativa, a Motorola anunciou seu primeiro smartphone equipado com o sistema operacional Android, do Google. Batizado de Motorola CLIQ nos EUA (onde será comercializado pela operadora T-Mobile) ou Motorola DEXT no restante do mundo, o aparelho tem design que lembra bastante aparelhos como o Nokia N97, com uma tela sensível ao toque de 3.1 polegadas com resolução de 320 x 480 piles (mesma do iPhone) e um teclado QWERTY, oculto atrás da tela.

A câmera tem resolução de 5 megapixels, autofoco e é capaz de gravar vídeo em resolução VGA a 30 quadros por segundo (algo raro em aparelhos da Motorola). Há uma saída de fone de ouvido com plugue padrão de 3.5 mm.

No quesito conectividade ele não deixa a desejar, com Wi-Fi (80211 b/g), 3G e Bluetooth estéreo. Também tem um receptor GPS, com mapas e software de navegação (MOTONAV) integrados na memória interna, que pode ser expandida a até 32 GB com o uso de cartões microSD. Segundo a Motorola, a bateria é suficiente para seis horas de uso contínuo, ou 13 dias em stand-by.

Mas o hardware não é o mais interessante no CLIQ, e sim o software: o sistema operacional é o Android, do Google (versão 1.5), integrado com uma "plataforma social" desenvolvida pela própria Motorola batizada de MOTOBLUR.

A idéia é integrar informações sobre seus contatos em múltiplas redes sociais em um único ponto, para que você possa acompanhar "de relance" tudo o que acontece. Suponha que um amigo telefone para você: na tela surgem a foto dele, número do telefone e último "status" publicado em uma rede social.

Ao responder a uma mensagem, você pode escolher por onde quer que a resposta seja enviada: e-mail, SMS, MMS, Twitter, Facebook, etc. Na agenda, as informações de contato de uma pessoa são agrupadas com todo o seu histórico de conversas com ela. Aplicativos como o "Happenings" mostram tudo o que acontece com seus amigos em um único local, e o "Social Status" permite que você atualize seu perfil em várias redes sociais de uma vez só.

Tudo isso é integrado a uma solução de backup, que armazena informações de login, conversas e listas de contatos em um servidor seguro da própria Motorola. Se você perder o telefone, ou mudar de aparelho, pode restaurar facilmente o backup com apenas alguns claques. O serviço também faz uso do GPS para localizar aparelhos perdidos ou roubados, mostrando sua posição em um mapa, como no iPhone.

O Motorola CLIQ deve chegar ao mercado, nos EUA, antes do fim do ano. Ainda não há informações sobre preços ou disponibilidade no Brasil.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias