iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

28/09 - 15:55hs

Gaúchos vencem torneio de futebol na Competição Brasileira de Robótica 2009

Partidas são disputadas por equipes de cinco robôs com 15 cm de altura cada, controlados por computador

Geek

Por Antonio Blanc

A FurgBol equipe de robôs da Universidade Federal do Rio Grande, venceu o torneio de futebol de robôs na categoria Small Size (F180) na Competição Brasileira de Robótica 2009, que aconteceu nesta semana em Brasília e se sagrou hexacampeã. Os gaúchos conquistaram o título contra a equipe RoboFEI, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Paulo, que havia chegado invicta à final, mas perdeu a partida por 1 a 0.

O futebol de robôs é disputado em várias categorias, de acordo com o tipo de robô utilizado. Na categoria Small Size cada time é formado por cinco jogadores, com goleiro, e as partidas acontecem num campo com 17,5 m², onde os robôs são comandados por um programa executado em tempo real no computador. Duas câmeras, instaladas a uma altura de três a quatro metros acima do ‘campo’, captam as imagens da partida e as enviam ao computador, que utilizando um programa de inteligência artificial analisa o campo, determina as jogadas e controla os robôs via radiofreqüência. Os jogadores são desenvolvidos por estudantes das universidades, alunos de cursos como Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

O hardware segue um padrão mínimo: cada robô deve ter no máximo 15 cm de altura e 18 centímetros de diâmetro. São permitidos (e comuns) dispositivos para dribles e chutes, além de um sistema de locomoção ominidirecional, que permite o ‘jogador’ se movimentar em todas as direções sem precisar se virar. No caso da RoboFEI, por exemplo, os robôs possuem cinco motores e quatro rodas, que garantem estabilidade e aceleração mais uniformes em qualquer direção, e são alimentados por quatro baterias de 7,4 volts. À guisa de uniforme, os jogadores usam um conjunto de pontos coloridos, que ajuda o computador a identificar quem é quem no campo.

O Brasil tem conseguido resultados interessantes no esporte. A FurgBol se sagrou campeã latino-americana no “VII IEEE Latin American Students Robotics Contest”, em 2008. De seu lado, a RoboFEI conseguiu, em julho deste ano, uma conquista inédita: passou para a segunda fase na RoboCup 2009, realizada em Graz, na Áustria, e ficou entre os 12 melhores do mundo. O resultado foi o melhor já alcançado por uma equipe brasileira.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias