iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

29/10 - 13:47hs

Firefox conquista mais 30 milhões de usuários em apenas 8 semanas, diz Fundação Mozilla
O browser está cada vez mais próximo do concorrente da Microsoft

Geek

Por Nátaly Dauer

Após um anúncio no Twitter do CEO da Mozilla, John Lilly, nesta segunda-feira, Tristan Nitot, presidente da empresa na Europa, confirmou ontem ao site de notícias inglês DNet o aumento 30 milhões de usuários únicos na utilização do browser Firefox, nas últimas 8 semanas.

“Notamos um aumento significativo no número de usuários do Firefox”, disse Nitot, que ainda explicou que o browser de cada usuário procura por updates a cada 24 horas. A cada atualização encontrada, o navegador avisa ao servidor da Mozilla que ele “existe”. É contado, portanto, o número de avisos para cada versão liberada do navegador, como esclarece o site de notícias CNET. Como para cada versão nova do Firefox o navegador se “anuncia” apenas uma vez, essa contagem dá uma ideia razoavelmente precisa do número de usuários ativos. Para calcular o número de usuários total, a organização explica que esse número é multiplicado por três - segundo a fundação, a relação entre pessoas que usam o Firefox diariamente e os usuários exporádicos, que os têm instalados mas usam outros navegadores normalmente, é de um para três.

Durante as últimas 8 semanas, o número diário teve um aumento médio de 10 milhões de updates, passando de 103 para 113 milhões. Após os ajustes, o resultado é um total de 330 milhões de usuários, mensalmente, o equivalente à toda a população dos EUA. Nitot atribui boa parte deste aumento à volta às aulas, já que vários estudantes compram novos computadores no fim das férias de verão. Uma grande parcela deles instala o Firefox como uma das primeiras providências após adquirir o equipamento.

Em estudo divulgado pela NetApplications no site do jornal britânico The Register, o browser da Microsoft aparece com perda de 1,26% de usuários em relação a setembro, ficando com 65,71% das navegações. O Firefox, neste mesmo período, teve um crescimento modesto de 0,77%, alcançando os 23,75% de público.

Enquanto isso, os outros browsers líderes, como o Safari, o Chrome e o Opera alcançam apenas porcentagens com um único dígito, sendo o Safari a terceira posição do ranking, com 4,24% dos usuários.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias