iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

26/12 - 08:01hs

Hacker israelense consegue destravar eBooks para Kindle
Ao participar de um desafio, hacker israelense conseguiu transformar eBook específico para Kindle em um formato aberto

Geek

Por Jacqueline Lafloufa

Um hacker israelense, conhecido como Labba, conseguiu destravar a licença de proteção de eBooks para Kindle. Incentivado por um desafio no fórum Hacking.org, Labba desenvolveu, com ajuda de alguns participantes do fórum, um programa para transformar os arquivos .azw em formato aberto.

Por meio de engenharia reversa, em oito dias o hacker conseguiu extrair o texto contido nos arquivos para Kindle – que vem com uma tecnologia DRM que impede cópias não autorizadas – para arquivos PDF, que podem ser acessados a partir de qualquer leitor de eBooks, conforme informações do site Boy Genius Report.

Segundo o site The Register, a proteção de conteúdo por DRM – que não chega a ser uma tecnologia em especial, mas uma coleção bastante grande de licenças e travas de software, cada uma aplicada a um tipo de mídia – acaba sendo mais uma inconveniência para o consumidor do que uma prevenção contra cópias não autorizadas. Situação semelhante aconteceu também com a iTunes Store, que comercializava arquivos de música protegidos contra cópia. Depois que um hacker conhecido como DVD Jon conseguiu burlar o mecanismo de segurança dos arquivos, a Apple passou então a disponibilizar as faixas de música sem a proteção.

Matthew Humphries, do site Geek.com, acredita que as editoras deveriam aprender com o exemplo das gravadoras, que começaram – embora ainda timidamente – a liberar conteúdo sem proteção para os consumidores.

Apesar de não ter se pronunciado sobre o assunto até o momento, a Amazon provavelmente irá atualizar a sua tecnologia de proteção, cobrindo a falha encontrada pelo hacker israelense, acredita o site da BBC britânica.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


publicidade

Contador de notícias