iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

07/01 - 13:19hs

CES 2010: Sony apresenta Dash, dispositivo de acesso a internet parecido com um tablet PC

Diferente dos atuais tablets, o Dash é um player portátil de fácil acesso e manuseio, que pode ser usado na mesa de cabeceira ou no móvel da cozinha.

Geek

Por Jacqueline Lafloufa,
com Henrique Cesar Ulbrich

A Sony apresentou nesta quarta-feira na CES 2010, em Las Vegas, um “visualizador pessoal de internet”, denominado Dash. Com uma tela LCD touchscreen de 7 polegadas, o Dash foi desenhado para ser utilizado sobre sua base na posição vertical ou apoiado em uma superfície plana, permitindo uma visualização agradável aos olhos.

Para o site PC World, a grande diferença entre o Dash da Sony e outros dispositivos semelhantes é o fato de, segundo a própria Sony, ele não executar um sistema operacional, funcionando como um player portátil de mídias com uma grande tela touchscreen. Obviamente a alegação é duvidosa, já que, por mais simples que seja, é preciso um sistema operacional para controlar o hardware e administrar os aplicativos.

A Sony usou no Dash conceitos do Chumby (tinyurl.com/64lvh5), um rádio de internet lançado há alguns meses e que vem sendo um dos brinquedos preferidos dos hackers, que o modificam para os mais diferentes fins com o aval da fabricante. Espera-se que o mesmo ocorra com o produto da Sony, embora, diferentemente do Chumby, hardware e software do Dash não são Open Source e a Sony não deve facilitar modificações nele, o que dificultará o trabalho dos entusiastas de plantão.

Segundo o blog The Tech Chronicle, do São Francisco Chronicle, o Dash tem suporte a rede Wi-Fi e permite o acesso a aplicativos que informam sobre o clima e notícias, além de possibilitar a interação em redes sociais. Ele também conta com um player de áudio, alarme, calendário, caixas de som embutidas, uma porta USB para conexão de outros dispositivos, e permite a execução de diversas tarefas de forma simultânea.

O Dash já conta com mais de mil aplicativos disponíveis gratuitamente, e deve estar disponível no mercado norte-americano a partir de abril deste ano por 199 dólares. Não há informações sobre seu lançamento no Brasil.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias