iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

07/01 - 14:31hs

Tudo o que você precisa saber sobre TVs 3D

Saiba mais sobre a tecnologia que é a estrela da CES 2010

André Cardozo

Atualizado em 22/04/2010

A transmissão de vídeo em 3D é um dos assuntos mais badalados do mundo da tecnologia em 2010. Como ocorre com todas as novas tecnologias, ainda há muitas dúvidas sobre como exatamente as TVs 3D funcionam. Confira a seguir um guia com as informações essenciais sobre esse assunto.

1  – É necessário usar óculos?

Sim. No momento, há dois tipos de óculos 3D. O formato mais adotado pelos fabricantes de TV é o de óculos ativos. Eles possuem camadas de LCD em suas lentes, que abrem e fecham em sincronia com a TV para criar o efeito tridimensional. Sony, Panasonic, Samsung e Toshiba usam esse padrão. Há ainda os óculos polarizados. Eles são usados nas atuais salas de cinema 3D, mas não devem emplacar nas TVs.

Algumas empresas já trabalham no desenvolvimento de TVs 3D que dispensam óculos. Mas por enquanto isso está restrito aos laboratórios dos fabricantes. Esses protótipos exigem que o espectador fique em uma posição fixa e a uma determinada distância do aparelho. Qualquer movimento desfaz o efeito.

2 - Terei que comprar os óculos à parte?

Algumas TVs virão com um pares de óculos no pacote, mas outras não. Nesse caso será necessário comprar os óculos à parte. No Brasil, o preço de cada óculos deve ser de cerca de R$ 200.

Um detalhe importante é que, como cada fabricante tem sua tecnologia 3D, os óculos funcionam apenas em TVs da mesma marca. Não será possível usar óculos do fabricante A para ver TV no aparelho do fabricante B.

3 – Se eu comprar uma TV 3D, todos os programas serão exibidos em modo tridimensional?

Não. Para que o efeito 3D seja atingido é necessário que a captação das imagens e a transmissão sejam feitas com essa tecnologia. Nos Estados Unidos, emissoras como ESPN, DirectTV e Discovery Channel anunciaram a estreia de canais 3D para 2010. No Brasil, Globo e Bandeirantes já fizeram testes, mas ainda não há previsão de transmissão 3D na TV aberta.

Algumas TVs da nova geração possuem um recurso de conversão 2D para 3D. Esse recurso permite gerar efeitos 3D a partir de imagens convencionais. Mas na prática os resultados se comparam aos de um efeito 3D criado a partir de conteúdo já produzido com esse recurso.

4 - Meus DVDs antigos funcionarão normalmente numa TV 3D? E a programação normal da TV?

Sim. Na falta do recurso 3D na programação, as imagens são exibidas normalmente, como em um televisor convencional.

5 - Qual a tecnologia básica de funcionamento dos televisores 3D?

Não há nenhuma revolução tecnológica nessa área. Os recursos 3D serão incorporados às atuais tecnologias LCD, LCD com LED e plasma.

6 - Um filme em disco Blu-ray 3D terá efeitos tridimensionais em um tocador Blu-ray convencional?

Não. Os filmes serão exibidos, porém sem efeitos. Por isso, será necessário comprar um aparelho novo, já compatível com Blu-ray 3D, para ver os efeitos 3D.

7 - O Playstation 3 está preparado para exibir conteúdo 3D?

Sim. O videogame receberá atualizações em agosto. Elas habilitarão o recurso 3D para jogos e filmes.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias