iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

25/03 - 19:08hs

Governo chinês estaria censurando reportagens sobre o Google
Departamento de Assuntos de Internet teria enviado e-mail a websites noticiosos

Redação iG Tecnologia

A crise entre o governo chinês e Google, que resultou no redirecionamento dos resultados do Google China, ganhou mais um capítulo hoje. Segundo o site China Digital Times, o governo chinês teria enviado um e-mail para websites do país com instruções para censurar matérias relativas ao Google.

O China Digital Times é um projeto de estudantes de jornalismo da Universidade de Berkeley, Califórnia (EUA), dedicado a cobrir assuntos relativos à China. Entre os patronos do site estão nomes conhecidos do mundo de tecnologia, como o consultor John Battele e o escritor Howard Rheingold.

Em um texto publicado no site, o China Digital Times mostra uma imagem do que seria um e-mail do Departamento de Assuntos de Internet da China para websites noticiosos do país, juntamente com a tradução do conteúdo.

Entre as orientações do governo chinês estão "usar somente sites do governo como fonte", "não produzir manchetes, tópicos de discussão ou matérias de jornalismo investigativo" e "remover imagens e textos que critiquem a política de internet do governo chinês".

As imagens incluem aquelas em flores aparecem ao lado do logotipo do Google China, na frente da sede do Google no país. O e-mail também orienta os chefes das redações locais a designar uma pessoa para monitorar exclusivamente assuntos ligados ao Google. 


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias