iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

13/04 - 12:19hs

Malwares são encontrados em publicidade de game do Facebook

Anúncios supostamente seguros forçam a empresa SlashKey, responsável pelo FarmTown, a emitir um alerta aos jogadores

Geek

Por Fabiana Baioni

A empresa Sophos, especializada em produtos de segurança para usuários de internet, lançou hoje um alerta aos jogadores do “Farm Town”, popular game online disponibilizado na rede social Facebook.

De acordo com Graham Cluley, especialista em segurança da Sophos, usuários do jogo estão recebendo falsos avisos de segurança em uma tentativa de enganar os mais desavisados a instalarem códigos maliciosos ou disponibilizarem detalhes de seus cartões de crédito.

O blog do especialista diz ainda que o problema parece estar relacionado com a publicidade de terceiros que é exibida abaixo da janela do jogo: “ao que tudo indica, os hackers conseguiram contaminar alguns dos anúncios que estão sendo enviados aos servidores do Farm Town por fornecedores externos”, diz Cluley.

Essa publicidade maliciosa (ou malvertising como é conhecido) já foi o vetor de outras infecções no passado, incluindo os atentados contra os leitores do New York Times e Gizmodo .

Segundo o site Mashable a SlashKey, empresa que está por trás do Farm Town emitiu um aviso aos jogadores em seu fórum oficial:

Estamos cientes e relatamos aos desenvolvedores que muitos dos nossos jogadores encontraram o malware/spyware, enquanto estavam conectados ao site do FarmTown. Nós acreditamos que um ou mais links patrocinados podem ser inofensivos, mas você não deve clicar em nenhum link que ofereça uma ‘limpeza de sistema’. Se você receber um aviso de que seu computador está infectado com vírus e você deve executar o exame naquele momento, não clique no link e feche a janela imediatamente. Você deve então executar uma varredura completa com seu programa antivírus para garantir que qualquer traço do malware seja capturado e colocado em quarentena.

A Sophos ainda aponta que o jogo tem quase 10 milhões de jogadores e que o maior risco é de que seus usuários não consigam discernir a verdadeira intenção destes anúncios, ou relacioná-los a possíveis infecções.

Vale destacar que o FarmTown é semelhante ao FarmVille mas são mantidos por empresas diferentes. Logo, os jogadores do FarmVille não estão suscetíveis a esse tipo de contaminação, pelo menos por enquanto.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias