iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

27/04 - 13:52hs

Mini-PC alemão, para aplicações especiais, roda Linux

Medindo 10 × 8 cm, PortuxG20 tem processador ARM de 400 MHz.

Geek

Por Antonio Blanc

A empresa alemã Taskit está lançando um “PC” movido a Linux de dimensões extremamente reduzidas, para uso em sistemas embarcados. Medindo apenas 10,5 × 8,4 × 3,0 (largura, profundidade, altura) cm, o PortuxG20 vem equipado com um processador de ARM (tinyurl.com/GeekARM) de 400 MHz, 64 MB de RAM e 128 MB de Flash agindo como “disco rígido”.

Além do sistema operacional Linux pré-instalado, o micro tem também uma máquina virtual Java, o que dá mais flexibilidade no desenvolvimento de aplicativos. As interfaces são 2 portas USB tipo A, uma porta USB tipo B, interface serial no padrão RS232 e interface de rede (Ethernet). Assim como muitos outros sistemas embarcados, a máquina é “headless”, ou seja, sem um monitor.

Os preços começam em 199 Euros por um “starter kit” (para desenvolvedores e interessados em “fuçar” na máquina) com o PortuxG20 (na configuração com 128 MB de Flash e 64 MB de RAM), bateria, fonte de alimentação, cabos e conectores. Mais informações no site do fabricante, em www.taskix.de

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias