iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

06/05 - 18:43hs

Wikipedia lança recurso para criar e publicar livros
Usuário pode escolher entre gerar arquivo em PDF de graça ou pagar por página para imprimir o livro

Claudia Tozetto, iG São Paulo

A Wikipedia lançou um novo recurso hoje (6) em todo o mundo. Ele permite que os usuários criem livros para agrupar as páginas de conteúdo disponíveis na Wikipedia. Na página inicial existe um novo botão chamado criador de livros. Depois de clicar nele, o usuário pode incluir as páginas, ou mesmo categorias completas, no livro. Conforme o usuário monta o livro, o próprio site sugere páginas relacionadas.

Um mostrador no topo da página atualiza, em tempo real, o número de páginas atual do livro. Quando o usuário termina de incluir as páginas, pode organizá-las em capítulos. O aplicativo permite, inclusive, trocar a ordem das páginas, o que o usuário pode fazer facilmente ao arrastar e soltar os títulos.

Digital ou impresso?

No final, o usuário tem a opção de gerar um arquivo PDF de graça ou, se preferir, pode enviar o arquivo para a Pedia Press, uma editora de livros com conteúdo da Wikipedia. Se optar por imprimir o livro, o usuário é redirecionado para o site da Pedia Press: o usuário pode customizar a capa do livro, com a cor, título e imagem de sua preferência.

O site calcula o preço de impressão do livro, que varia conforme o número de páginas, mas o livro precisa ter, no mínimo, 100 páginas. Essa quantidade de páginas com a parte interna em preto e branco e capa colorida sai por R$ 19,06. O usuário pode pagar com cartão de crédito e o pedido chega em até três dias úteis.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias