iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

20/05 - 18:05hs

Google TV: tudo o que você precisa saber
Sistema do Google aproxima a web dos aparelhos de TV

André Cardozo, iG São Paulo

Lançado hoje pelo Google, o Google TV é mais uma aposta da empresa em um mercado ainda crescente, o das TVs com acesso à internet. A seguir, o iG Tecnologia esclarece as principais dúvidas relativas à plataforma.

1 – O que é o Google TV?

O Google TV é um software que será incluído em futuros modelos de TV e aparelhos Blu-ray da Sony, parceira do Google no projeto. A principal função dele é facilitar o acesso a vídeos hospedados na web a partir de televisores.

2 – O Google TV funcionará nas TVs de hoje?

Sim, mas para isso o consumidor terá que comprar um equipamento com o Google TV embutido. Similar a um sintonizador de TV a cabo, esse aparelho poderá ser conectado a qualquer TV desde que ela tenha uma entrada HDMI.

3 – Como funciona o Google TV?

O ponto de partida para usar o Google TV é uma caixa de busca, sobreposta à imagem da TV. Ao fazer uma pesquisa por um vídeo qualquer, o Google TV exibe tanto resultados das grades de programação da TV quanto vídeos hospedados em sites da web. Será possível assistir a quaisquer desses conteúdos e marcá-los como favoritos, de modo similar ao que ocorre em navegadores web.

AP
Eric Schmidt, CEO do Google, no lançamento do Google TV
Eric Schmidt, CEO do Google, no lançamento do Google TV

4 – O que mais posso fazer com o Google TV?

O software do Google TV vai incluir uma versão do Chrome, o navegador do Google. Isso quer dizer que será possível também navegar na web a partir do aparelho de TV. O Google TV é baseado no sistema operacional Android, também do Google e usado em smartphones. Por isso, boa parte dos 50 mil aplicativos atualmente hospedados na loja do Android rodará também na TV.

5 – Vou pagar algum valor para usar o aplicativo?

Não. É necessário gastar apenas com o equipamento. O serviço é gratuito.

6  – O Google TV vai interferir com o sintonizador da TV a cabo?

Não. O Google TV será usado apenas como um complemento para facilitar a busca de programas na TV a cabo. O decodificador continuará funcionando normalmente.

7  – O controle remoto da TV poderá ser usado no Google TV?

Não, o Google TV exige um controle remoto específico, além de um teclado para facilitar a digitação dos termos de busca. A Logitech vai produzir esses periféricos.

8 – Existe previsão de lançamento no Brasil?

Não. Por enquanto sabe-se apenas que os primeiros equipamentos com Google TV chegam até o fim deste ano nos Estados Unidos.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias