iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

26/05 - 12:31hs

BitTorrent libera o código do protocolo uTP sob licença Open Source

A medida torna o protocolo transparente e pode acelerar seu desenvolvimento.

Geek

Por Matheus Gonçalves

A empresa por trás da tecnologia BitTorrent e do popular aplicativo uTorrent, divulgou o código fonte de seu protocolo uTP.

O uTorrent Transport Protocol foi especialmente desenvolvido para reduzir o congestionamento de redes, tanto em nível local, quanto do lado do provedor de acesso à internet, otimizando a atividade de compartilhamento de arquivos.

De acordo com o site Geek.com, o uTP consegue identificar a quantidade de banda que está sendo utilizada para os downloads e em outras atividades.

Se o protocolo identificar que os torrents estão impactando a navegação convencional, ele automaticamente diminui a quantidade de banda utilizada para baixar os arquivos.

Em igual proporção, quando o uTP percebe que o computador não está executando nada a não ser os downloads, ele disponibiliza mais banda para esse processo.

Além disso, a tecnologia também é capaz de driblar as medidas que os provedores de acesso tomam para inibir esse tipo de atividade, acelerando assim o tráfego de BitTorrent.

O site onde o código fonte foi divulgado parece ser bem completo. Já é possível encontrar desde instruções sobre como as conexões são realizadas até algoritmos para correção de perda de pacotes.

Apesar disso, presume-se que a pessoa que for utilizar esse conteúdo já tenha conhecimento prévio da tecnologia.

O protocolo não é perfeito e é improvável que essas medidas sejam suficientes para acabar de uma vez com a censura praticada pelos provedores, principalmente por pressão de órgãos que lutam contra a pirataria, além de preocupações reais com a gigantesca quantidade de informações que trafegam na internet.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias