iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

26/05 - 08:00hs

Dez dicas para explorar o Google
Veja como consultar programação de cinema, encontrar músicas em MP3 e fazer cálculos e conversões com o buscador

Rafael Ferrer, iG São Paulo

Fazer buscas simples no Google é tarefa fácil, mas algumas pesquisas mais elaboradas podem ser facilitadas usando algumas manhas. O iG Tecnologia reuniu dez dicas para facilitar buscas e explorar outros recursos do Google, como calculadora e conversor de moedas. Confira a seguir.

1- Busca exata de frases
Coloque aspas no início e fim de uma frase. O Google procurará por páginas com a oração exatamente igual à informada na barra de pesquisa. Sem as aspas, as palavras se tornam palavras-chave e podem trazem resultados fora do contexto.

Reprodução

2- Ocultar resultados com determinadas palavras
Essa dica é útil principalmente para palavras com vários significados ou nomes muito populares. Ao utilizar o sinal de menos antes de um termo, a palavra-chave não aparecerá nas buscas. Por exemplo, se quiser informações sobre o cantor Roberto Carlos, digite “Roberto Carlos – jogador” para evitar resultados relacionados ao jogador homônimo.

Reprodução

3- Busca dentro de um site
Muitos sites não oferecem mecanismo de busca,mas é possível usar o Google para encontrar uma informação dentro deles. Ao especificar um termo e escrever um nome de site depois de “site:”, o Google irá mostrar somente resultados com base em páginas do endereço informado.

Reprodução

4- Inibir endereços de sites
Neste caso, o Google faz o inverso da dica anterior. Ele irá buscar pelo termo informado e não listará resultados do site mencionado após o símbolo de menos.

Reprodução


5- Horário das sessões de cinema
Busque somente por “movie:” e você terá um guia de programação dos cinemas. Escolha no menu ao lado esquerdo da tela por “filme” ou “cinema”. Ou então, seja mais específico e escreva no campo de busca “movie: e inclua “nome do filme” e “cidade”. Com este filtro também é possível ler críticas e sinopses dos filmes.

Reprodução

6- Encontrar um tipo de arquivo
Essa dica é útil para encontrar músicas no formato MP3. Informe o nome do arquivo e a extensão do documento. O Google listará em seus resultados links para arquivos com base nas palavras informadas no campo de pesquisa.

Reprodução

7- Descobrir significados
Funciona como um dicionário. Ao digitar “define:”, o comando irá reunir resultados que explicam o termo.

Reprodução

8- Calculadora
Faça contas ao utilizar os sinais + - / e *. Para saber uma porcentagem, utilize o sinal %. Exemplo: 17% de 250.

Reprodução

9- Conversões monetárias
Para verificar a cotação de uma moeda em relação à outra, digite o valor seguido de “in” e o nome da outra moeda.

Reprodução

10- Páginas similares
Gosta de um site e quer encontrar páginas com conteúdo similar? Digite “related:” seguido do site preferido. Este método funciona somente com o endereço completo da página.

Reprodução

Algumas das funções mencionadas acima podem ser simplificadas ao usar a busca avançada. O link para o serviço fica ao lado direito da barra de pesquisa. Nela o internauta pode definir os termos, extensão de arquivos, datas dos resultados entre outros.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias