iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

11/06 - 17:54hs

Canonical pretende colocar Ubuntu em tablets

Desenvolvedora do sistema operacional Linux Ubuntu tem planos de disponibilizar o sistema para tablets.

Geek

Por Nátaly Dauer

Nesta quarta-feira, um executivo da Canonical, desenvolvedora do sistema operacional Linux Ubuntu, afirmou que a empresa está preparando uma versão “light” do sistema para tablets, com a intenção de entrar para o mercado móvel.

Segundo Chris Kenyon, vice presidente de serviços de equipamentos originais, os tablets com o SO Ubuntu estarão disponíveis no primeiro trimestre de 2011. O sistema será uma versão simplificada do atual, com uma interface para comandos touch, conta o site Network World. Neste aspecto, a empresa espera uma dura competição com o Android da Google, o Meego da Intel e o iOS da Apple.

A Canonical atualmente conversa com fabricantes de hardware para o desenvolvimento de aparelhos com baixo consumo de bateria e melhor desempenho. A empresa discute o projeto com os fabricantes de chips Freescale, Texas Instruments e Marvell, com a Intel e com a Pixel Qi.

Por outro lado, a empresa não pretende desenvolver um sistema operacional para smartphones. Segundo Kenyon, o mercado já tem muita gente muito poderosa envolvida.

De acordo com o site do The Inquirer, a última vez que a Canonical tentou expandir sua atuação para o mercado móvel foi em 2008, com um sistema operacional destinado a gadgets voltados para o acesso à internet, mas o projeto nunca decolou.

O Ubuntu Light já possui versões para rodar dentro do Windows e como um SO em alguns netbooks e PCs.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias