iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

14/06 - 16:00hs

Apple veta história em quadrinhos do livro Ulisses
App Store pediu ao desenvolvedor para remover imagens de nudez

Rafael Ferrer, iG São Paulo

Um desenvolvedor teve seu aplicativo vetado pela loja de aplicativos da Apple. Até então, nada anormal. Porém, o aplicativo Ulysses Seen, uma história em quadrinhos baseada no livro Ulisses do autor James Joyce, traz alguns desenhos com nudez. Esse foi o motivo para a proibição do aplicativo, relatou o The New York Times.
 
Ao enviar o aplicativo Ulysses Seen para a App Store, a Apple pediu ao desenvolvedor que ele retirasse as imagens de nudez. Um dos desenhos citados no e-mail de resposta da empresa é o de uma mulher com os seios a mostra.

Getty Images
James Joyce: autor do livro Ulisses. História que acontece em Dublin.
James Joyce: autor do livro Ulisses. História acontece em Dublin.

O criador respondeu à Apple que poderia desfocar o local da imagem ou colocar uma folha para cobrir o seio. A Apple argumentou que ele deveria focar no rosto da mulher ou retirar a imagem. O ilustrador Berry disse ao jornal que não se sentiu censurado pela Apple. “São as regras deles”, disse.

A obra Ulisses tem um feriado chamado Bloomsday, comemorado em vários países em 16 de junho, dia em que ocorre a história. Este livro é o único em todo o mundo a ter um feriado, sem contar a Bíblia. O nome do feriado é inspirado em Leopold Bloom, nome de um dos personagens. Neste ano, o livro completará 106 anos. Em Nova Iorque, por exemplo, há um site que reúne os locais e datas onde haverá eventos relacionados ao feriado.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias