iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

23/06 - 18:03hs

Copa do Mundo da FIFA ultrapassa Obama em popularidade

Primeira copa no continente africano ganha o posto de evento mais importante da história da internet.

Geek

Por Nátaly Dauer

O mais famoso e popular torneio esportivo, a Copa do Mundo da FIFA, alcançou recordes de acesso a páginas de esporte e em número de postagens no Twitter, e ultrapassa o maior evento da internet até então, a eleição de Barack Obama em 2008.

Até o início do mundial de seleções, o evento mais popular da internet havia sido a eleição de Obama como presidente dos Estados Unidos, em novembro de 2008. Entretanto, após o pontapé inicial da partida entre África do Sul e México, no dia 11, as coisas mudaram consideravelmente e o maior evento de futebol do planeta se tornou um marco na história da rede.

De acordo com o site Akamai, mais de 12 milhões de usuários por minuto acessaram a rede apenas duas horas após o jogo entre os anfitriões e os mexicanos. Em novembro de 2008, o número de acessos por minuto, na noite da eleição de Obama, foi de cerca de 8,5 milhões, destaca o site da CNN.

Mas não é somente em números de acesso geral que os fãs do esporte estão causando impacto. O Twitter também registrou importantes aumentos no número de postagens por segundo após gols importantes no torneio. O serviço de microblogging tem valores da ordem de 750 postagens por segundo normalmente, mas chegou a uma incrível taxa de 2940 após o gol do Japão, no jogo contra a seleção de Camarões.

O primeiro gol brasileiro, na partida contra a Coréia do Norte também aumentou consideravelmente estes valores, se aproximando do “efeito Japão”, assim como no empate entre Estados Unidos e Inglaterra.

Os brasileiros também contribuíram com a combinação Copa do Mundo e Twitter: o internacionalmente famoso Cala Boca Galvão, que alcançou os trending topics mundiais ou, mais recentemente, o Cala Boca Tadeu Schmidt.

O site do jornal Huffington Post lembra ainda que os efeitos da Jabulani se espalharam também por diversos sites de com transmissões ao vivo dos jogos, além de blogs especializados (ou não) no assunto.

Até hoje de manhã, o ranking do site Akamai dos eventos mais importantes da internet está assim: em primeiro, o primeiro dia da Copa do Mundo da FIFA, com cerca de 12 milhões de acessos por minuto; em segundo, a eleição de Obama, com 8,5 milhões; e, em terceiro, a eliminação dos Estados Unidos por Gana, na Copa de 2006. Entretanto, após o jogo entre os EUA e Argélia, a segunda colocação passou a ser também da Copa do Mundo, com cerca de 11,3 milhões de acessos por minuto.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias