iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

03/08 - 16:30hs

Microsoft corrige falha crítica do Windows
Brasil está entre os países mais atingidos pela falha, segundo empresa

Rafael Ferrer, iG São Paulo

Uma atualização liberada ontem pela Microsoft corrige uma falha grave no Windows. A fabricante classifica a vulnerabilidade como “crítica”. A brecha permite que invasores acionem funções do PC remotamente.

Em texto publicado em seu blog de segurança, a Microsoft afirma que o Brasil é um dos países mais afetados pela brecha. Ela está sendo explorada por alguns vírus que circulam na internet, incluindo o Sality, que segundo a Microsoft é muito ativo no Brasil.

A falha está em nas versões XP, Vista e 7 do Windows, além de algumas versões para servidor. Ela explora a forma como o Windows lida com arquivos de atalho, tipos de arquivo que apontam para outros documentos. Explorando a falha, é possível criar um arquivo de atalho que dá acesso às funções de administração da máquina.

Se o usuário utiliza o computador em modo “administrativo”, o invasor pode explorar a falha para usar o computador sem restrição. Segundo a Microsoft, os computadores configurados com a atualização automática terão a falha corrigida sem intervenção humana. A Microsoft recomenda verificar a atualização manualmente no site de segurança da empresa.

Algumas versões do Windows não são suportadas pela atualização. Isso acontece porque foram lançados há alguns anos e atingiram o ciclo de vida.
Para saber se o seu produto ainda é suportado pela Microsoft, verifique no site de suporte da empresa.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias