iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

18/08 - 11:57hs

Obras em português representam menos de 2% do total de livros digitais
Editoras e autores renegociam contratos que não previam reprodução dos livros em formato digital

Claudia Tozetto, iG São Paulo

No caso dos livros digitais, os primeiros leitores brasileiros a comprar seus e-readers pagam pelo pioneirismo. As livrarias brasileiras demoraram a entrar no modelo de venda de livros eletrônicos, e a maior parte de seus catálogos é composta por obras estrangeiras, escritas em inglês. “Todo dia chega um livro digital novo em português, mas ainda é um número pequeno”, diz Fabio Herz, diretor comercial da Livraria Cultura.

Volte para a página inicial desta reportagem

Getty Images
Ainda há poucos livros digitais em português disponíveis no País

Um dos motivos dessa escassez é a falta de leitores de livros digitais no Brasil. Como poucas pessoas têm o aparelho, as editoras até pouco tempo não investiam nos livros digitais. “Essa foi minha frustração, pois imaginava ter 30 mil livros em português no final deste ano”, diz Carlos Eduardo Ernanny, sócio e fundador da Gato Sabido.

Contratos renegociados

Agora, com mais e-readers chegando ao País, as editoras enfrentam outro problema: os contratos com os autores dos livros não previam a venda em formato digital. Enquanto a editoras ajustam os contratos, as livrarias disponibilizam os livros estrangeiros. Como as editoras de outros países já haviam se ajustado para vender livros digitais nas grandes livrarias, como Amazon e Barnes&Noble, foi fácil oferecer o acervo existente no Brasil.

Getty Images
Barnes & Noble foi uma das livrarias pioneiras no mercado digital

Por causa da pressa em disponibilizar conteúdo, a maior parte dos livros digitais disponíveis nas livrarias estão em formato PDF. Só 30% dos e-books disponibilizados pelas livrarias brasileiras estão em formato ePub, escolhido para ser o padrão internacional. Confira abaixo quais livrarias brasileiras vendem livros digitais no Brasil.

Livraria Cultura
Por meio de seu site, a Cultura vende livros digitais desde 1º de abril de 2010. O usuário encontra mais de 120 mil títulos de livros digitais, apenas 1,3% deles em português. As características do livro digital são bem detalhadas e incluem o formato, se o livro pode ser impresso ou copiado. Se o livro não funcionar no leitor de e-books do consumidor, não há garantia de devolução do dinheiro.
Formatos disponíveis: 70% em PDF e 30% em ePub
Também vende e-reader? Sim
Onde comprar: www.livrariacultura.com.br

Livraria Saraiva
A Saraiva iniciou a venda de livros digitais há dois meses e já oferece 160 mil títulos. A empresa não informou a porcentagem de obras em português. Além dos livros pagos, há também uma seção de livros grátis, que inclui obras de domínio público. Ao acessar a página de um livro, o usuário vê logo abaixo do título qual o formato de arquivo disponível. A livraria devolve o dinheiro se o usuário comprar em formato diferente de seu e-reader.
Formatos disponíveis: PDF e ePub
Também vende e-reader? Sim
Onde comprar: www.livrariasaraiva.com.br/livros-digitais

Gato Sabido
Uma das pioneiras no mercado de e-books, a livraria virtual Gato Sabido oferece livros desde janeiro de 2010. Atualmente, são 120 mil títulos, dos quais apenas 1,5 mil em português. Há também livros de domínio público disponíveis. Por meio de uma parceria, o Submarino incorporou a Gato Sabido nesta semana.
Formatos disponíveis: 70% em PDF e 30% em ePub
Também vende e-reader? Sim
Onde comprar: www.gatosabido.com.br/submarino

Simplíssimo
Criada pela Editora Plus, uma instituição sem fins lucrativos que publica livros digitais, a loja virtual oferece diversas opções de e-books, principalmente de autores independentes. São 60 títulos, entre eles obras de domínio público. Todos os livros digitais estão em português.
Formatos disponíveis: A maioria está em dois formatos ePub e PDF ou Mobi.
Também vende e-reader? Não.
Onde comprar: www.simplissimo.com.br/store

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Divulgação

cooler e-reader gato sabido

E-readers no mercado brasileiro Confira seis opções para ler livros digitais

AMPLIAR

SETA ESQUERDA

SETA DIREITA

cooler e-reader gato sabido

amazon kindle e-reader

positivo alfa e-reader

tecnoworld novel e-reader

mix e-reader

ipad

publicidade

Contador de notícias