iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

19/08 - 11:44hs

Facebook anuncia novo recurso de geolocalização
Facebook Places permite que usuários informem amigos sobre sua localização por meio do smartphone

Claudia Tozetto, iG São Paulo

Num evento realizado ontem na sede da empresa na Califórnia (EUA), Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou um novo recurso de geolocalização, que permite que os usuários da rede social se registrem (façam check-in) em lugares e atualizem seu status na rede social com sua localização.

Leia mais: Os mapas invadem as redes sociais

Apesar dos rumores, o serviço não é exatamente igual ao oferecido pela rede social Foursquare. Nela, quando o usuário faz check-in em um local, além de ficar informar os amigos, ele ganha pontos que podem torná-lo mayor (prefeito) de um lugar ou mesmo lhe conceder uma medalha (badge). Ou seja, os amigos podem competir entre si na rede social.

Reprodução
Interface do recurso Facebook Places no aplicativo para iPhone

No caso do Places, o serviço serve apenas para informar os amigos onde você está. O usuário também pode informar os amigos que estão com ele no momento do check-in ou em uma foto colocada na rede social. No futuro, o serviço também indicará pontos de interesse próximos de onde o usuário está, de acordo com o site da revista Wired.

O serviço está disponível no site a partir de hoje nos Estados Unidos e será implementado para outras regiões nos próximos meses. Por enquanto os usuários de outros países só poderão visualizar os check-ins; apenas americanos poderão enviar sua localização para o Facebook. Em sua página brasileira, o Facebook já disponibilizou um guia explicativo em português sobre como funciona o novo serviço.

Reprodução
Places ainda não funciona para usuários do Brasil

O Facebook já fez parcerias com outras redes sociais que oferecem recursos de geolocalização como Foursquare e Gowalla. Por meio de uma interface de programação de aplicativos (API), esses serviços poderão se comunicar com o Facebook e vice-versa. Assim, os usuários de ambos não precisarão se registrar duas vezes.

Só por smartphones

Os usuários do Facebook poderão utilizar o recurso Places apenas por meio de smartphones. Hoje pela manhã, a versão 3.2 do aplicativo do Facebook para iPhone, chegou à App Store, já com o novo recurso. Usuários de smartphones com sistema operacional Android, Blackberry e outros terão que esperar mais alguns meses para receber aplicativos atualizados.

Outra alternativa é acessar a versão para celulares com tela sensível ao toque da página do Facebook, por meio do navegador do celular. De acordo com o blog oficial da rede social, o smartphone precisa suportar HTML5 e ter GPS para que o serviço funcione.

Privacidade

Segundo Michael Sharon, gerente de produto do Places, junto ao novo recurso o Facebook lançará configurações de privacidade específicas do serviço. Por meio delas, os usuários poderão com quem eles querem compartilhar seus check-ins. Os amigos também poderão retirar uma marcação de localização de uma foto que um usuário publicou no site.

Em seu blog oficial, o Facebook avisa que poderá compartilhar informações de geolocalização com sites parceiros, mas que só o fará com o consentimento do usuário. No entanto, para impedir que essas e outras informações pessoais sejam compartilhadas pelo Facebook, o usuário precisa desabilitar a opção de “Aplicativos e Sites”, presente nas configurações de privacidade.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias