iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

22/08 - 10:00hs

Nokia N900 é smartphone para geeks
Baseado em Linux, sistema Maemo suporta o recurso de multitarefa

Rafael Ferrer, iG São Paulo

A Nokia lançou este mês o smartphone N900 no Brasil, após cerca de um ano do seu lançamento nos Estados Unidos e Europa. O aparelho possui capacidade de armazenamento de 32GB expansível por meio de cartão de memória SD e processador de 600 MHz.

Outras características como conexão Wi-Fi, teclado físico no formato QWERTY, câmera de cinco megapixels, GPS e saída de vídeo também estão presentes no N900, que tem preço sugerido de R$ 1.699. O iG testou o aparelho. Leia a seguir a análise.

Sistema operacional

Uma característica que separa o N900 de todos os outros aparelhos do mercado é seu sistema operacional. Ele roda o Maemo, um sistema baseado em Linux. O sistema é simples e muito intuitivo, o que faz com que as tarefas mais comuns sejam executadas facilmente.

Reprodução
Multitarefa: fácil acesso aos aplicativos abertos
Multitarefa: fácil acesso aos aplicativos abertos

Um problema do Maemo é que ele é um sistema defasado. A Nokia pretende apostar no Symbian e no Meego (uma fusão do Maemo com o Moblin, da Intel) para seus futuros aparelhos. Isso significa que o N900 deve ser o único smartphone com sistema Maemo. Assim, não é de se esperar que haja uma grande quantidade de aplicativos para o aparelho no futuro.

Por outro lado, o Maemo é especialmente atraente para usuários com mais conhecimento técnico. Eles podem usar ferramentas de programação para alterar o sistema e acrescentar funcionalidades. Há diversos sites com esse tipo de programa na web. Eles são mantidos por comunidades de programadores.

Interface

O aparelho leva cerca de 50 segundos para iniciar o sistema operacional Maemo. A função multitarefa funciona muito bem e é muito fácil acessar os aplicativos quando eles estão trabalhando em segundo plano. Esse recurso possibilita que o usuário realize tarefas como ouvir música enquanto o verifica e-mails ou vê fotos. Ponto fraco para a orientação da tela, que, na maioria das vezes, é horizontal e não pode ser modificada. Algumas funções, como telefone e agenda de contatos, deixam a tela na vertical. 

Os ícones do sistema operacional são intuitivos e há um aplicativo de treinamento de uso básico da plataforma instalado de fábrica. O idioma do sistema é português de Portugal, mas poucas mensagens ou comandos são mostrados durante a utilização do aparelho.

Há quatro áreas de trabalho personalizáveis, nas quais ícones podem ser alocados sem uma ordem definida. Cada uma das partes pode receber os ícones de aplicativo tocador de música, redes sociais, loja virtual, navegador de internet, entre outros.

Internet

O Firefox é o navegador de internet e abre as páginas assim de maneira similar à do navegador de desktop. É possível aumentar o tamanho das páginas com o mesmo botão usado para aumentar e reduzir o volume do som, ou então fazer gestos circulares na tela. Mas não dá para usar a função multitoque para aumentar a imagem, o que poderia facilitar ainda mais o uso do navegador e outras aplicações como visualizador de fotos. Páginas desenvolvidas em Flash e sites de vídeos são visualizados sem problemas no N900, que reproduz os clipes em tela cheia sem travamentos.

Reprodução
Navegação: Firefox é o navegador padrão do N900.
Navegação: Firefox é o navegador padrão do N900.

O aparelho

O aparelho é ligeiramente pesado e a parte externa é feita de metal, com capa de plástico na parte traseira para proteger bateria e câmera. Sem contar o teclado retrátil, há apenas três botões físicos. O N900 mede aproximadamente dois centímetros de espessura e pode ser um pouco incômodo quando está guardado no bolso.

Não há botão físico para retornar à área de trabalho, portanto, um ícone no canto esquerdo superior está presente em todas as aplicações. Ao pressioná-lo, o usuário é direcionado à área de aplicativos que rodam em segundo plano ou para a lista de programas instalados no aparelho.

Câmera

As fotos e vídeos registrados com celular são nítidos, porém os clipes de vídeo não podem usar o flash embutido. A resolução para fotos é de cinco megapixels. Os vídeos não são em alta definição, mas tem qualidade superior à de DVD. Acessar a pasta da câmera é fácil. Basta plugar o smartphone ao computador por meio do cabo USB e ele será reconhecido como uma unidade de armazenamento.

Reprodução
Imagens: galeria organiza as fotos em diferentes pastas.
Imagens: galeria organiza as fotos em diferentes pastas.

Hardware

A velocidade de processamento de 600 MHz presente no N900 é a mesma de outros aparelhos, como iPhone 3Gs e Samsung Omnia HD. Atualmente, há no mercado processadores para dispositivos móveis mais potentes. A bateria do N900 leva duas horas e meia para completar a carga e, nos testes do iG, durou cerca de oito horas de uso intenso, incluindo atividades como navegação e exibição de vídeos.

A memória RAM é de 256MB e há mais 768MB usadas como memória virtual. A memória interna para armazenar arquivos é grande (32GB) e a capacidade pode ser ampliada por meio de um cartão Micro SD.

Uma saída de vídeo permite transmitir tudo que é mostrado na tela do aparelho em uma tela maior, até mesmo por meio de um projetor. As imagens são enviadas por meio de um cabo RCA, com fios identificados por três cores. A mesma tecnologia é popularmente usada para conectar videogames e leitores de DVD mais antigos às TVs.

Música

As duas saídas de som distribuídas nas laterais do aparelho reproduzem as músicas em qualidade satisfatória, assim como nos fones de ouvido. Um suporte mantém o aparelho inclinado como um porta-retrato e facilita a visualização de vídeos e slide-show de fotos. A saída de áudio é padrão, no tamanho 3,5mm.

Reprodução
N900: tocador de arquivos de áudio mostra a capa dos álbuns.
N900: tocador de arquivos de áudio mostra a capa dos álbuns.

Tela

O brilho da tela resistiva de 3,5 polegadas é bom, mas há celulares com melhor contraste e intensidade, como o Samsung Wave. A melhor forma de tocar a tela resistiva é com a unha ou usar a obsoleta canetinha. A resolução de imagem suportada pelo aparelho é de 800 x 480 pixels.

Teclado

O teclado físico QWERTY é largo e prático, mas poderia ser maior. Ele é embutido no aparelho, mas não tem uma grande área quando totalmente aberto. A área de deslize é pequena em relação a alguns outros smartphones disponíveis no mercado.

Divulgação
Teclado: teclas acendem em ambientes escuros.
Teclado: teclas acendem em ambientes escuros.

Um ponto positivo do teclado é que as teclas acendem automaticamente quando o sensor de luminosidade detecta que o ambiente está escuro. Um teclado virtual está disponível nas configurações de entrada de texto.

Aplicativos

Ferramentas do Twitter, Facebook, Google, leitura de mensagens RSS e previsão do tempo estão presentes no aparelho. O usuário pode baixar outras aplicações da loja virtual Ovi Store, presente no sistema operacional e também no site da Nokia.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias