iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

22/10 - 17:50hs

Carros do Street View coletaram senhas, diz Google
Empresa admite que informações como endereços de e-mail, senhas e endereços web foram capturadas involuntariamente

Redação iG Tecnologia

Em maio deste ano, o Google admitiu ter coletado dados pessoais transmitidos por redes sem fio. Segundo a empresa, a coleta foi feita por engano, devido a uma falha no equipamento dos carros do Street View, que circulam pelas ruas tirando fotos para o serviço de mapas da empresa.

Hoje, em texto publicado em seu blog oficial, o Google admitiu que entre os dados coletados pelos carros do Google Street View estão endereços de e-mail, endereços web e senhas. O Google diz que pretende eliminar esses dados assim que possível. Por enquanto, as informações estão guardadas em servidores da empresa para que sejam examinadas por autoridades governamentais da área de privacidade.

A divulgação da coleta involuntária de dados teve repercussão negativa para o Google. Desde maio, entidades de privacidade de vários países iniciaram investigações dos serviços da empresa. A investigação mais recente foi iniciada na Espanha. Já na Alemanha o governo criou um mecanismo legal para que os cidadãos peçam a remoção de conteúdo do serviço.

O próprio Google criou um canal de comunicação para aqueles que desejam remover conteúdo pessoal do Street View, independentemente do país. Se esse é seu caso, veja como proceder. O Street View começou a funcionar no Brasil no fim de setembro.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias