iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

23/11 - 12:18hs

20% dos usuários de Facebook veem links infectados entre atualizações, diz estudo

BitDefender divulgou estudo hoje baseado em novo aplicativo para identificar ameaças na rede social

Claudia Tozetto, iG São Paulo

Menos de um mês após lançar um aplicativo que identifica malwares no Facebook, a BitDefender, empresa de segurança, divulgou as primeiras estatísticas colhidas pelo aplicativo. Segundo os registros, 20% dos usuários da rede social estão expostos a mensagens infectadas que aparecem na página "Feed de notícias", que mostra as atualizações dos amigos e de aplicativos.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

As mensagens, segundo a empresa, contém links que infectam o computador do usuário com aplicações que replicam a mensagem na página de atualização de seus amigos. O estudo analisou as páginas de atualizações de 14 mil usuários do Facebook que já instalaram o aplicativo.

O estudo também mostra que 60% dos ataques provém de aplicativos de terceiros desenvolvidos sobre a plataforma do Facebook. A maior parte desses aplicativos (21,5%) solicita permissão para uma ação que geralmente o Facebook não permite, como acessar dados sobre as pessoas que acessaram seu perfil ou quem o bloqueou.

Outros tipos de aplicativos também enganam os usuários: 15,4% deles oferecem presentes em aplicativos de jogos do Facebook; 11,2% oferecem funções inexistentes como botões "Deslike" e planos de fundo especiais; 7,1% prometem novas versões de jogos conhecidos, como World of Warcraft; 5,4% afirmam que o usuário ganhou um celular; e 1,3% mostram como o usuário pode assistir filmes de graça pela internet.

O aplicativo da BitDefender para Facebook, chamado Safego, somente analisa as informações que aparecem na página "Feed de notícias". O aplicativo é gratuito e pode ser instalado no Facebook, mas ainda está em sua versão de testes.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias