iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

30/11 - 17:19hs

Maratona de dados abertos junta hackers e comunidade afim de liberar dados públicos
No Brasil, evento do dia 4 dezembro terá edições em Brasília, Espírito Santo, Paraíba e São Paulo.

Geek

Aylons Hazzud

No dia 4 de dezembro hackers de todo o mundo se reunirão na Maratona Internacional de Dados Abertos, que visa explorar e divulgar formas de facilitar o acesso a dados públicos. O evento ocorre em mais de 40 cidades do mundo criando aplicativos, cruzando dados e tornando mais fácil de compreender informações relevantes para a sociedade em geral.

No Brasil, o evento terá sedes em Brasília, Espírito Santo, Paraíba e São Paulo, Não é preciso ser programador para participar – o evento é aberto a qualquer um que tenha interesse em compreender ou analisar dados públicos, e queira compartilhar suas ideias e projetos com a comunidade. Um designer pode, por exemplo, sugerir um novo tipo de gráfico para facilitar a compreensão de dados, e um estatístico colaboraria mostrando como esses dados podem ser obtidos e calculados.

Em São Paulo, a iniciativa é liderada pela ONG Transparência Hacker, e ocorrerá na “Residência Hacker”, localizada na rua Vitorino Carmilo, 480, apto 62, no bairro de Santa Cecília. Como muitos eventos do gênero, este atravessará madrugadas, iniciando nesta sexta, dia 03/12 às 20:00 e terminando somente na manhã de domingo, dia 05/12 – claro que ninguém precisa estar presente durante toda a maratona.

Quem não estiver próximo a uma das sedes da maratona também pode criar uma em sua cidade, bastando seguir as orientações disponibilizadas pelos organizadores. Todas as informações para participar ou promover a Maratona podem ser vistas no site http://j.mp/h5jONS.

? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias