iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

03/12 - 11:30hs

Retrospectiva: os altos e baixos do Facebook em 2010
Confira a seguir os principais acontecimentos envolvendo a rede social mais popular do mundo durante o último ano

Claudia Tozetto, iG São Paulo

O ano de 2010 foi movimentado para o Facebook. A rede social ganhou novos recursos e enfrentou polêmicas em relação a privacidade dos dados pessoais dos usuários.

<< Voltar para 2010: o ano do Facebook

Confira abaixo os principais acontecimentos do ano:

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

>> Janeiro
Durante o Fórum Econômico Mundial, Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, revelou que mais de 175 milhões de pessoas acessavam a rede social diariamente.

>> Fevereiro
Facebook comemora seis anos de existência e revela que já tinha mais de 400 milhões de usuários ativos. Nesta época, a rede social já era a mais usada em todo o mundo.

>> Março
Segundo dados divulgados pela Experian Hitwise, uma consultoria que analisa o tráfego na web, nos dias entre 7 e 13 de março o Facebook recebeu mais visitas do que o Google nos Estados Unidos.

>> Abril
Quatro senadores americanos se opuseram às mudanças na política de privacidade do Facebook, que tornaram públicas informações dos usuários como cidade de nascimento e residência, além de interesses e amigos.

>> Maio
Para reagir às críticas de usuários e órgãos reguladores, o Facebook lançou configurações de privacidade mais simples e um recurso de segurança que envia uma mensagem de texto (SMS) para o usuário em caso de login suspeito.

>> Junho
Dois designers revoltados devido aos problemas de privacidade do Facebook promoveram o “Dia de Sair do Facebook”, que falhou ao reunir apenas 0,007% do total de usuários da rede social.

>> Julho
O Facebook anunciou em seu blog oficial que atingiu 500 milhões de pessoas cadastradas. Em apenas cinco meses, a rede social cresceu 25% em volume de usuários.

>> Agosto
A rede social anunciou um recurso de geolocalização, que permite se registrar (fazer check-in) em lugares e atualizar o status com sua localização. A empresa também inaugurou o Facebook Live, um canal de vídeo em tempo real.

>> Setembro
O Facebook enfrentou panes em dois dias seguidos, após falhas no sistema de configuração do site. A rede social também retomou o desenvolvimento do recurso de personalização instantânea, congelado em maio após a polêmica em torno da privacidade do site.

>> Outubro
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou uma nova ferramenta para criar grupos de amigos, um recurso para os usuários compartilharem suas atualizações no Facebook por meio do Orkut e uma forma de baixar todas as informações do perfil. Outro escândalo sobre privacidade revelou que os aplicativos de terceiros revelavam identidade de usuários a anunciantes.

>> Novembro
Para suportar o crescimento de usuários, o Facebook anunciou que investirá US$ 450 milhões em seu segundo data center. Zuckerberg também anunciou um novo serviço chamado Messages, que converge e-mail, SMS e chat na plataforma da rede social.

>> Dezembro
Chega ao Brasil o filme "A Rede Social", que conta a história de como o Facebook foi criado.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias