iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

06/12 - 14:25hs

Google lança loja com mais de 3 milhões de e-books nos EUA

Por enquanto, loja virtual só está disponível para internautas dos Estados Unidos

Claudia Tozetto, iG São Paulo

O Google lançou hoje sua loja virtual de livros eletrônicos (e-books), a Google eBookstore, que oferece mais de 3 milhões de títulos. O serviço, que está disponível apenas nos Estados Unidos, oferece livros em diversas categorias, como romances, bestsellers e clássicos. Na semana passada, já existiam rumores de que a loja seria lançada em breve.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

Reprodução
Nova loja virtual de livros eletrônicos do Google só está disponível nos EUA

O internauta que utilizar o serviço pode ler os livros oferecidos pela Google eBookstore direto da internet em qualquer dispositivo compatível, sem fazer o download do arquivos. Se por um lado, o usuário não precisa se preocupar com o formato do arquivo do e-book, por outro terá que manter seu aparelho conectado à internet durante a leitura.

Leia mais: Brasileiros descobrem livros digitais durante a Bienal 2010

Funciona assim: o usuário deve baixar um aplicativo, chamado Google eBooks Web Reader, que permite comprar, armazenar e ler os livros pela internet. Assim, o usuário só conseguirá acessar os livros por meio do aplicativo depois de informar um nome de usuário e senha, como já faz em serviços de e-mail.

O aplicativo do Google é compatível com computadores e notebooks, celulares e tablets com o sistema operacional Android, iPhone, iPod Touch e iPad, além de dispositivos que reproduzem livros digitais, como o E reader, da Sony, e o Nook, da Barnes & Noble. Em todos eles, o usuário precisa ter o aplicativo instalado para utilizar o serviço. O aplicativo não é compatível com o Kindle, da Amazon.

Segundo o Google, ao acessar a maioria dos livros, o usuário pode aumentar ou diminuir o tamanho do texto, acionar o recurso para facilitar a leitura diurna ou noturna, ajustar o espaço das entrelinhas e marcar a página onde parou a leitura para continuar de qualquer outro dispositivo. No entanto, não é possível copiar e colar partes do texto, emprestar livros, nem imprimi-los.

O Google já oferecia acesso a livros digitais por meio da web desde 2004 quando lançou o Google Books. Segundo a empresa, desde então, 15 milhões de livros já foram digitalizados -- muitos deles sem a permissão do detentor dos direitos. Na Google eBookstore, 3 milhões de títulos são oferecidos, a maioria de domínio público, ou seja, são obras antigas, que se tornam livres de direitos autorais após 70 anos da morte do autor.

Segundo o site da revista Wired, apenas 200 mil títulos disponíveis na loja virtual são licenciados pelas editoras que os publicaram. O Google está negociando com as editoras para vender mais títulos por meio do site e dividir as receitas. Os preços dos livros, segundo o Google, variarão entre US$ 1 e US$ 300.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias