iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

17/01 - 20:29hs

Quadricóptero robô aprende sozinho a montar estruturas modulares
Com uma haste e a cooperação entre seus iguais, ele identifica e constrói torres e cubos

Geek


Por Matheus Gonçalves

Uma espécie de helicóptero robô de quatro motores foi criado no ano passado por alunos do Laboratório GRASP da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Acontece que esse autômato agora consegue identificar peças e montar estruturas modulares, como cubos, escadas e outras composições.

Em julho de 2010 a Geek noticiou o feito dos estudantes estadunidenses: Naves com motores e hélices capazes de se organizar e trabalhar em time umas com as outras. Impressionante, não?

Mas, segundo informações do site Geekosystem, os quadricópteros receberam agora algoritmos e ferramentas específicas de inteligência artificial. Com isso, eles desenvolveram a habilidade de construir.

De acordo com o site Engadget, as estruturas montadas ainda são rudimentares, como quadrados, blocos e cubos. Mas isso se dá ao fato de que as peças fornecidas para o aprendizado só montam esse tipo de composição.

“Com nosso algoritmo, eles podem construir quase qualquer tipo de torre, como a estrutura mostrada aqui. O que nos limita são apenas a duração da bateria do quadrotor e o número de peças disponíveis.” – afirma um dos alunos, deixando claro que os bots podem evoluir muito mais.

Um vídeo com os robôs em funcionamento pode ser visto através do link youtu.be/W18Z3UnnS_0.

Por sorte – e para o bem da humanidade – os equipamentos dependem de câmeras de infravermelho para determinar sua posição relativa, de modo a só funcionar em um ambiente devidamente controlado. Por enquanto.

Mais notícias em http://toad.geek.com.br/.

? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias