iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

18/01 - 17:21hs

Campus Party 2011: Marina Silva defende internet pública gratuita
Senadora também detalhou papel da rede em sua campanha presidencial

Claudia Tozetto, iG São Paulo

A senadora Marina Silva (PV-AC) foi uma das palestrantes do primeiro dia de painéis da Campus Party 2011, evento de tecnologia que acontece em São Paulo até o próximo domingo (23).

Acompanhe a Campus Party 2011 no blog do iG

Ao responder as perguntas dos participantes da palestra, Marina defendeu que o governo brasileiro adote uma política que ofereça internet gratuita para a população. "Ela é necessária para a formação dos alunos e dos professores, é o que ajuda a estimular a inovação." Ela destacou o projeto de Tião Viana (PV), governador do Acre, que planeja disponibilizar redes Wi-Fi públicas gratuitas em todo o estado.

Internet foi fundamental em campanha

Marina Silva também comentou a importância da internet em sua campanha presidencial, no ano passado. Segundo ela, a rede foi fundamental para a obtenção dos quase 20 milhões de votos que recebeu.

A campanha de Marina incluiu um blog, um site oficial e uma equipe que ajudava Marina a atualizar seu perfil no Twitter. No final da campanha, a página chegou a 245 mil seguidores. "Pode parecer pouco para quem tem milhões de seguidores, mas investimos em uma interação viva com as pessoas", disse Marina em palestra na Campus Party 2011. No Facebook, mais de 98 mil pessoas curtiram a página oficial de Marina até agora.

"Todas as mensagens divulgadas pelo Twitter, ainda que não tivessem sido digitadas por mim, eram minhas", disse Marina. No início da campanha, a candidata contou com o apoio de cerca de 30 mil pessoas, que já integravam o Movimento Marina Silva. "A sociedade está mudando com a ajuda de meios de comunicação cada vez mais abertos e horizontais", afirmou a senadora.

Por conta de sua popularidade na internet, durante sua palestra na Campus Party 2011, Marina ficou em primeiro lugar nos trending topis do Brasil e chegou ao quarto lugar entre os trending topics mundiais.

Marco Civil da Internet

Sobre a polêmica em torno da neutralidade da internet, assunto discutido intensamente por Tim Berners-Lee, o criador da web, e Al-Gore, que foi vice-presidente dos EUA na gestão Bill Clinton, numa das palestras anteriores, Marina disse que o Congresso precisa de mais subsídios para discutir o tema. "O Marco Civil da Internet pode dar essa base para uma discussão sobre a regulação na internet, sem prejudicar o acesso livre."


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias