iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

03/02 - 15:46hs

Nova rede social Blaving permite compartilhar mensagens de voz

Por meio de aplicativo ou do computador, usuários gravam mensagem de até dois minutos. Blaving é integrado com Orkut, Twitter e Facebook

Claudia Tozetto, iG São Paulo

Deixar mensagens de voz para os amigos é a proposta da nova rede social Blaving, lançada hoje (3). Em vez de enviar mensagens de texto de até 140 caracteres, o usuário grava mensagens de voz de até dois minutos. Também é necessário compor um título de até 30 caracteres para a mensagem. "Com a voz, conseguimos transmitir a situação de uma forma mais real", diz Fabian de La Rua, presidente da PMovil, empresa que criou o Blaving.

Reprodução
Usuário deve fazer cadastro por meio do site do Blaving

Após fazer o cadastro gratuito por meio do site, o usuário deve clicar no botão "Gravar novo Blav" para gravar sua mensagem de voz. É preciso ter microfone instalado no computador. Também é possível selecionar um arquivo de áudio em .mp3 ou .wav já existente para publicar. "Se o arquivo for maior que dois minutos, o aplicativo rejeita", alerta Kleber Tolezani, diretor de tecnologia da PMovil. O usuário pode seguir pessoas assim como no Twitter e ouve as mensagens publicadas pelos amigos por streaming.

Na página inicial, há uma linha do tempo e, ao alternar as abas, o usuário pode ver as últimas mensagens, as mensagens enviadas e recebidas e acessar os favoritos. Na barra lateral esquerda, o usuário também pode ver os termos mais populares da rede social, determinados pelas palavras-chave relacionadas às mensagens publicadas, e os usuários mais populares.

O usuário pode configurar seu perfil para compartilhar as mensagens de voz publicadas no Facebook, Orkut e Twitter. No Twitter, a mensagem publicada mostrará o título e um link para escutar o áudio no site do Blaving. Já no caso do Facebook e Orkut, os amigos do usuário poderão escutar a mensagem por meio do player publicado na atualização.

É possível buscar amigos que já estejam cadastrados na rede social, mas, por enquanto, não é possível importar contatos de outras contas, como do Gmail, Twitter ou Facebook. O recurso, segundo a PMovil, será adicionado em breve.

Blaving pelo celular

Para enviar as mensagens de voz, é preciso se cadastrar por meio do site. É possível enviar mensagens de voz do próprio site ou baixar um aplicativo para celular. Segundo Vinicius Esteves, diretor de novos negócios da PMovil, já existem aplicativos disponíveis para download em iPhone, iPod Touch e iPad, BlackBerry, além de smartphones e tablets com sistema operacional Android.

Reprodução
Página inicial do aplicativo Blaving para iPhone

Quem tem um celular mais simples que suporta a linguagem Java também pode usar o Blaving. De acordo com a PMovil, mais de 2 mil aparelhos, de marcas como LG, Motorola, Nokia e Samsung, compatíveis com o Java já podem baixar o aplicativo da rede social por meio das respectivas lojas de aplicativos. "O maior desafio é criar aplicações com portabilidade para vários aparelhos", diz Esteves.

Daqui a dois meses, De La Rua também pretende inaugurar um recurso de publicação por telefone e o usuário poderá ligar para um portal de voz, que publicará a mensagem no perfil do usuário. "Só não será possível adicionar título à mensagem publicada", explica.

Histórico

De La Rua e os executivos da PMovil começaram a desenvolver o Blaving há cerca de um ano e, até agora, já investiram US$ 1,5 milhão no projeto, que ainda está em sua versão beta. O primeiro aplicativo da rede social por voz chegou à App Store no final de dezembro de 2010. "Sem alarde, já conseguimos cerca de 5 mil usuários", diz De La Rua. A meta da empresa é conseguir 5 milhões de usuários no primeiro ano.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias