iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

11/02 - 12:41hs

Itautec lançará um ou mais tablets com Android ainda no primeiro semestre

Tablets nacionais terão conexões 3G e Wi-Fi, além de rodar Android, o sistema operacional do Google

Claudia Tozetto, iG São Paulo

A Itautec, fabricante brasileira de computadores, analisa alguns modelos de tablets que desenvolveu e anunciou que um ou mais modelos chegarão às lojas brasileiras ainda no primeiro semestre de 2011. "É mais uma categoria de computadores. Seria estranho se a Itautec não entrasse neste mercado", diz José Roberto Campos, vice-presidente da área de computação da Itautec.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

Embora não adiante muitos detalhes do tablet, porque os modelos que chegarão ao mercado ainda não foram escolhidos, Campos disse ao iG que o aparelho terá conexão 3G e Wi-Fi e recursos mínimos para facilitar o uso, como entrada USB. O tablet rodará o sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google. "Optamos pelo Android porque ele pode facilitar o acesso a um rede maior de aplicativos e conteúdos", diz Campos.

Além de fabricar o tablet, a Itautec analisa usar sua equipe de desenvolvimento de software para criar software para os tablets, mas Campos não confirmou se a empresa pretende desenvolver uma camada de software para customizar o Android ou apenas aplicativos. "Usaremos nossa competência em desenvolvimento de software, se considerarmos que isso tornará o produto mais competitivo." A empresa ainda não definiu o preço dos novos produtos.

Após selecionar os modelos, a Itautec fabricará os aparelhos em sua fábrica na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. De acordo com Campos, a empresa está, por meio da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, negociando com o governo para que os tablets sejam enquadrados na categoria de computadores. Se isso acontecer, o governo concederá os incentivos fiscais previstos na Lei do Bem para os fabricantes nacionais de tablets e os produtos devem chegar mais baratos às lojas.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias