iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

18/03 - 12:49hs

Rumor: iPhone 5 poderá ter tecnologia NFC
Dispositivo móvel poderia acessar a Mac App Store

Geek


Por Bianca Hayashi,

da revista MAC+




Um rumor surgiu nesta sexta-feira, 18 de março, dizendo que o próximo iPhone pode vir com a tecnologia NFC (Near Field Communications, comunicações de curto alcance) e o Cult of Mac traz mais informações a respeito.

Segundo uma fonte próxima à Apple, a empresa está trabalhando em vários protótipos com o NFC. Infelizmente, a fonte diz não ter certeza se a Apple irá mesmo introduzi-lo tão rapidamente. John Grubber, do Daring Fireball, afirmou que a Apple está dizendo às operadoras de telefonia celular que o iPhone 5 não terá o NFC, pois está preocupada com a falta de um padrão para a tecnologia.

Mas a companhia de Cupertino está trabalhando duro em um sistema de controle remoto de computadores e um dos componentes principais é a Mac App Store.

O sistema funcionaria da seguinte maneira: usando um iPhone com a tecnologia NFC, seria possível para os usuários logarem em outros computadores. O iPhone sincronizaria com o servidor e transferiria os arquivos da máquina pela internet. Seria como usar o computador em casa.

A fonte do Cult of Mac disse ainda que, quando o iPhone com NFC estivesse sincronizado com um computador, parte do perfil do usuário teria os aplicativos comprados na Mac App Store. Os ícones dos programas apareceriam no Mac controlado remotamente, mas não seriam baixados até que o usuário abrisse um dos softwares – então o aplicativo seria baixado temporariamente para o uso. Quando a conexão via NFC fosse quebrada, o programa seria apagado e o computador retornaria ao estado inicial.

A Apple já estaria testando a nova funcionalidade no próximo sistema operacional, o Mac OS X Lion, que será lançado no meio de 2011. Porém, o site afirma que é projeto em desenvolvimento e ele pode não se tornar público.

Gruber diz que a Apple quer cortar os intermediários e se tornar a única intermediária do NFC. A empresa quer permitir que os usuários possam usar o iPhone como se fosse um cartão de crédito para fazer compras por meio do iTunes.

O Cult of Mac lembra que o Android tem seu próprio sistema NFC, sugerindo o início de mais uma batalha entre o iOS e o sistema móvel da Google.

? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias