iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

21/03 - 18:40hs

Microsoft processa fabricante de e-reader por patente de Android
Aparelho Nook teria infringido propriedade intelectual da fabricante de software

iG São Paulo

A Microsoft está processando a Barnes & Noble, rede de livrarias dos Estados Unidos responsável pelo leitor de livros digitais Nook. Segundo a Microsoft, o Nook, um e-reader que usa o sistema Android, infringe patentes da empresa.

O processo foi aberto na International Trade Commission (ITU), órgão que regula a propriedade intelectual nos Estados Unidos, e também tem como alvos a Foxxcon e a Inventec, empresas envolvidas na fabricação do Nook.

A Microsoft alega que o sistema Android infringe uma série de patentes suas e exige que empresas que fabricam aparelhos com o sistema peçam autorização.

A ação da Microsoft é polêmica, já que o Android é baseado em Linux, um sistema de código aberto sem relação com a empresa. Ainda assim, a Microsoft alega que o Android infringe suas patentes e, portanto, empresas que têm produtos com esse sistema devem negociar com ela.

A ofensiva da Microsoft para controlar suas supostas patentes no Android não é novidade. Em abril do ano passado, a empresa firmou um acordo com a HTC, que passou a pagar royalties para continuar fabricando smartphones com Android. Em outubro de 2010, a Microsoft anunciou que processaria a Motorola por violação de patentes relativas ao Android, usado em celulares da empresa finlandesa.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias