iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

04/04 - 13:14hs

Google tenta comprar patentes da Nortel para proteger Chrome e Android
Empresa defende que governo americano faça reforma na área de patentes para que empresas mais jovens consigam inovar

iG São Paulo

O Google anunciou hoje que fez uma oferta pelo conjunto de patentes da Nortel, empresa de telecomunicações que entrou em falência em 2009. Entre as patentes da empresa estão conexões sem fio, conexões sem fio de quarta geração, redes de dados, redes óticas, voz, internet, semicondutores, entre outros.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

O Google não divulgou o valor da oferta, mas, de acordo com fontes do site Huffington Post, o valor chega a US$ 900 milhões. "O extenso portfólio de patentes inclui quase todos os aspectos de telecomunicações e mercados adicionais também, como busca na internet e redes sociais", disse a Nortel em comunicado.

De acordo com Kent Walker, vice-presidente do Google, a compra das patentes, caso seja aprovada, ajudará o Google a "desestimular que outros processem o Google e permitirá que o Google, em conjunto com nossos parceiros e a comunidade de código aberto - que integram o Chrome e o Android - continue inovando".

Como o Google é uma empresa jovem e, por isso não tem muitas patentes registradas, é alvo de diversos processos de empresas de tecnologia mais antigas. O problema, além de afetar o Google, também afeta fabricantes que utilizam seus produtos. A Microsoft, por exemplo, processou a Barnes&Noble, fabricante do leitor de e-books Nook, porque o aparelho usa o Android que, segundo ela, infringe algumas de suas patentes.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias