iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

26/04 - 15:22hs

Nokia e Microsoft divulgam novos detalhes da parceria

Entre as novidades, usuários de smartphones da Nokia com Symbian também baixarão aplicativos do Windows Marketplace

Claudia Tozetto, iG São Paulo

A Nokia divulgou hoje que assinou, em conjunto com a Microsoft, o acordo definitivo de parceria entre as duas empresas, anunciado em fevereiro deste ano. A principal mudança acordada é a adoção do sistema operacional Windows Phone 7 como plataforma principal dos smartphones da Nokia.

Getty Images
Stephen Elop, CEO da Nokia, e Steve Ballmer, CEO da Microsoft, durante anúncio da parceria em fevereiro

De acordo com o comunicado, as duas empresas já avançaram bastante no desenvolvimento do primeiro aparelho da Nokia com Windows Phone 7, que será lançado em 2012. Uma equipe de "centenas" de pessoas está envolvido no desenvolvimento e produção do novo produto. A Nokia também anunciou que já está importando aplicativos e serviços para que eles possam operar em aparelhos com o Windows Phone.

Mais detalhes sobre a parceria

As duas empresas divulgaram mais detalhes sobre a parceria. A Nokia entregará serviços de mapas, navegação e geolocalização para os usuários do Windows Phone 7, mas a Microsoft também poderá oferecer o Bing por meio dos aparelhos Nokia. Desenvolvedores de Symbian também poderão criar aplicativos para Windows Phone 7, sem que tenham que pagar pelo registro.

Outro detalhe, já anunciado pelos executivos durante o Mobile World Congress, é que a Ovi Loja, loja de aplicativos para aparelhos da Nokia, passará a funcionar integrada ao Windows Marketplace, loja de aplicativos da Microsoft. A novidade neste caso é que os usuários de aparelhos com Symbian também baixarão aplicativos a partir do Windows Marketplace.

Por usar o Windows Phone em seus aparelhos, a Nokia pagará o custo da licença à Microsoft, que também pagará à Nokia quantias estimadas em bilhões de dólares "pela contribuição da empresa". Ambas as empresas negociarão com operadoras, desenvolvedores e outros parceiros.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias