iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

14/05 - 11:00hs

Google I/O 2011: notebooks com ChromeOS, Google TV com aplicativos e mais
Confira o que rolou na conferência para desenvolvedores do Google, realizada esta semana em São Francisco (EUA)

Claudia Tozetto, iG São Paulo

A Google I/O, conferência anual para desenvolvedores, aconteceu nos dias 10 e 11 de maio nos Estados Unidos. Além das sessões técnicas para desenvolvedores, o Google anunciou a chegada de novos produtos, como os Chromebooks, e novos serviços, como o Google Music. Confira abaixo um resumo de todas as novidades anunciadas durante a edição 2011 do Google I/O:

Getty Images
Google I/O reuniu desenvolvedores nos Estados Unidos

Notebooks com ChromeOS

Anunciado apenas durante o último dia da Google I/O, os notebooks com o sistema operacional baseado em nuvem ChromeOS devem chegar ao mercado americano em junho. Em vez de permitir que o usuário instale aplicativos e armazene dados no computador, o ChromeOS roda aplicativos e permite a edição de arquivos direto do navegador Chrome, parte central do sistema.

Os primeiros modelos a chegar ao mercado serão fabricados pela Acer e pela Samsung. Eles serão vendidos por meio da Amazon e Best Buy, mas também oferecidos em um modelo de aluguel para empresas e estudantes, a partir de uma mensalidade de US$ 20.

Chrome ganha melhorias

A empresa anunciou melhorias no navegador que teve significativo ganho de desempenho com linguagem JavaScript, além de capacidade de processamento de imagens 3D e jogos online. Segundo o Google, as mudanças farão com que o Chrome rode jogos 100 vezes mais rápido. O Chrome também ganhou recursos de voz.

Nova versão da Google TV

Anunciada pela primeira vez na conferência do ano passado, a Google TV fez pouco sucesso nos EUA até agora, então o Google lançou uma nova versão da plataforma. Dispositivos que oferecem a nova versão, permitirão que o usuário baixe aplicativos gratuitos e pagos a partir do Android Market, loja de aplicativos do Google. Desenvolvedores já têm acesso ao kit de desenvolvimento de aplicativos para TVs.

Versão única do Android

O Google também anunciou a próxima versão do Android, chamada Ice Cream Sandwich, que funcionará tanto em smartphones como em tablets. A partir dessa versão, o Android volta a ser um sistema operacional para qualquer dispositivo móvel. A nova versão chega aos aparelhos a partir do quarto trimestre de 2010.

Atualização para tablets com Honeycomb

Além do Ice Cream Sandwich, o Google também anunciou o Android Honeycomb 3.1, uma atualização para a versão do Android específica para tablets. A nova versão permite redimensionar widgets, suporte para conexão USB entre smartphones e tablets e suporte para conexão de controles e teclados por meio de USB. Usuários do tablet Xoom, da Motorola, receberam a atualização no mesmo dia do lançamento.

Google Music

Em fase de testes, o serviço de música baseado em nuvem do Google permite que o usuário armazene suas músicas nos servidores do Google e as acesse a partir de qualquer computador conectado à internet. Aparelhos com o sistema operacional Android podem tocar cerca de 20 mil músicas a partir do serviço. A partir de agora, aparelhos com Android também poderão locar filmes por meio do Android Market.

Android Home

O Google também anunciou uma suite de aplicativos que permite controlar e gerenciar uma residência a partir de dispositivos móveis com Android. Com o Android Home será possível, por exemplo, ligar e desligar luzes à distância, usando o smartphone ou tablet.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias