iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

17/05 - 15:34hs

6 recursos essenciais do Tumblr
Confira como publicar fotos, vídeos, conversas de chat de seu blog por e-mail e integrar seu blog com os perfis do Facebook e Twitter

Mauricio Coelho, para o iG Tecnologia

*Atualizada em 17/05/2011 às 18h50

A maioria dos blogueiros utilizam as plataformas Wordpress, Blogger ou até mesmo o TypePad para criar seus blogs. O Tumblr é mais conhecido por ser uma ferramenta para elaborar diários pessoais, pois muitos ainda desconhecem o seu grande potencial na criação de blogs. O Tumblr é um meio termo entre um microblog e um blog tradicional, o que permite fazer publicações na web mesmo sem ter grandes habilidades técnicas.

Reprodução
Tumblr permite postar diversos tipos de conteúdo na web

O que diferencia o Tumblr de outros serviços de blogs é a possibilidade de dividir as publicações por tipo de conteúdo, como texto, foto, link, áudio e vídeo. Com isso é possível inserir e procurar facilmente uma mensagem como a gravação de sua voz ou até mesmo uma conversa de chat entre amigos. Dependendo do tipo de publicação, o Tumblr oferece diferentes modelos para a elaboração do blog.

Entre as vantagens de usar o Tumblr estão a inteface simples, sem opções desnecessárias, inúmeros temas, permanência da resolução de fotos publicadas, aplicativos e comunidade de usuários. Para usar o serviço, que é gratuito, basta se cadastrar no serviço por meio do site oficial. O iG lista abaixo como usar os principais recursos do Tumblr:

Botões

Os blogs criados no Tumblr podem incluir os botões Follow (Seguir) e Reblogging (Republicar) e também o botão Like (Curtir). O primeiro serve para adicionar o blog visitado ao feed de sua conta no Tumblr; o segundo, para publicar o conteúdo de um blog em outro, mas manter o crédito da publicação original; o último permite que o usuário indique se gostou da publicação.

Bookmarklet

O Tumblr também oferece um botão de bookmarklet que pode ser colocado na barra de ferramentas do navegador. Este recurso serve para facilitar a adição de links e mídia no blog criado no Tumblr.

Caso necessite de algo um pouco mais sofisticado que saiba identificar um link do Youtube como publicação do tipo vídeo, por exemplo, é mais simples usar um complemento para o navegador Mozilla Firefox.

Facebook e Twitter

Quanto às redes sociais, o Tumblr oferece recursos embutidos que permitem interagir com estas redes sociais.  Para usá-los faça o seguinte:

Para integrar com o Twitter

1. Selecione o menu “Service” e marque a caixa “Send my Tumblr posts to Twitter”;

2. Clique “Sign in with Twitter” na área correspondente ao Twitter. Com isso, todas as publicações serão enviadas ao Twitter.

Reprodução
Tumblr facilita integração com redes sociais

Para integrar com o Facebook

1. Selecione o menu “Service” e clique “Setup” na área correspondente ao Facebook;

2. Clique em “Allow” para permitir o acesso do aplicativo a informações básicas de sua conta;

3. Entre com o endereço de blog e clique em “Start Importing this blog”;

4. Clique em “Allow” quando o aplicativo perguntar por permissão para publicar em seu mural. Com isso, as publicações serão enviadas para o seu mural do Facebook com um link para seu blog.

Agende mensagens com o recurso auto-publicação

O recurso “Queued Posts” é ótimo para espaçar, por horas ou dias, o tempo entre suas publicações e manter vivo o blog. Também evita incomodar seus amigos com conteúdo em excesso num mesmo período.

Reprodução
Agende publicações para manter blog "vivo"

Para usá-lo faça o seguinte:

1. Clique em “Add to queue” na lista da página “Create Posts” no canto direito superior;

2. Escolha os parâmetros de tempo e volume de publicações conforme desejado;

3. Nesta mesma página será possível ver os itens agendados que ainda não foram publicados e alterar suas ordens de publicação. Arraste cada publicação para a nova posição desejada.

Envie as publicações por e-mail

Na área “Post by Email” da página de goodies do Tumblr é possível enviar publicações por e-mail através do uso de um endereço privado de sua conta no Tumblr.  Assim que for recebido, o Tumblr detectará automaticamente qual o tipo de conteúdo e usará o campo “Assunto” do e-mail como título da publicação.  No site oficial é possível obter mais detalhes sobre o assunto.

Use o Google Analytics

O Google Analytics é útil para identificar alguns traços do perfil dos visitantes de seu blog e quais publicações são mais acessadas.  É simples ativar o recurso no Tumblr. Faça o seguinte:

1. Acesse sua conta no Google Analytics e clique em "Add website profile";

2. Clique em "Add profile for a new domain";

3. No campo reservado à URL, coloque o endereço do seu Tumblr e pressione "Continue";

4. Copie o código que aparece na próxima tela;

5. Acesse sua conta no Tumblr, clique no link "Customize" e depois na aba "Info";

6. Cole o código gerado pelo Analytics no campo "Description" e clique em "Save changes";

7. Volte à página do Analytics e clique em "Finish".

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias