iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

18/05 - 11:39hs

Google torna criptografia um recurso padrão para buscas nos EUA e Inglaterra

Para usar serviço no Brasil, usuário precisa acessar página específica

iG São Paulo

O Google tornou padrão o uso de criptografia em sua ferramenta de busca nos Estados Unidos e Inglaterra. Lançada em maio de 2010, a pesquisa criptografada estava disponível apenas por um link direto do serviço. No Brasil, o buscador mantém a configuração normal, ainda que seja possível fazer pesquisas criptografadas em uma página específica.

Reprodução
Cadeado ao lado da marca do Google indica serviço de pesquisa criptografada

Segundo a empresa, a ferramenta irá "impedir empregadores e provedores de internet" a terem acesso ao que é pesquisado. Contudo, termos proibidos pelo servidor da empresa ou provedor continuarão inacessíveis se estiverem bloqueados na fonte. Durante o lançamento da versão beta da busca criptografada, o Google já havia anunciado que tornaria a tecnologia padrão para todas as buscas.

Na época do lançamento, o Google escreveu que "este canal de segurança ajuda a proteger os termos usados na  pesquisas e as páginas de resultados de serem interceptados por terceiros. Isto lhe dará uma experiência de busca mais segura e privada."

O serviço funciona com base em SSL (Secure Socket Layer), que autentica o computador do usuário e o servidor do Google, garantindo maior segurança na troca de informações. 

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias