iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

06/06 - 18:01hs

O que é iCloud?
Conheça melhor o serviço de nuvem da Apple

iG São Paulo

Anunciado nesta segunda-feira (6/6) pela Apple, o iCloud é um serviço que guarda diversos tipos de documento na nuvem (termo usado para serviços que guardam arquivos em servidores remotos, e não na máquina do usuário). ou seja, em servidores da Apple

O que é o iCloud?

Em essência, o iCloud é um serviço que transfere documentos e outros tipos de dado para servidores da Apple, criando uma cópia de segurança do conteúdo armazenado na máquina do usuário e atualizando automaticamente outros aparelhos do mesmo dono com as informações modificadas.

Quais as vantagens do iCloud?

A principal vantagem do iCloud é a sincronização automática de informações em diferentes dispositivos. Um contato de e-mail alterado no aplicativo Mail do iPhone, por exemplo, será automaticamente atualizado também no iPad e no aplicativo Mail do Macintosh.

Essa sincronização automática vale também para documentos criados no pacote iWork (Keynote, Pages, Numbers), fotos e música. Futuramente, qualquer empresa poderá criar um programa com o recurso de sincronização por meio do iCloud.

Quanto custa o iCloud? O que é preciso para usar o serviço?

O serviço é grátis e oferece 5 GB para armazenamento de documentos. Para usar o iCloud é necessário ter o iOS 5 em seu iPod, iPad ou iPhone. O iOS 5 deve ser lançado até setembro deste ano.

Como funciona a integração do iCloud com o iTunes?

Nos Estados Unidos, as músicas compradas pela loja iTunes poderão ser baixadas novamente em qualquer dispositivo com o programa. Um CD adquirido no iPhone, por exemplo, ficará imediatamente disponível para download no iPad do usuário.

Caso o usuário compre uma música a partir de seu iTunes, seja no PC ou no Mac, ela ficará automáticamente disponível para o iPhone, iPod ou iPad do usuário.

A Apple não detalhou planos para outros países no lançamento. Mas é possível que inicialmente a integração entre iTunes e iCloud não funcione no Brasil. Esse tipo de recurso requer aprovação das gravadoras e esse processo costuma variar de um país para outro.

Tenho músicas em MP3 na biblioteca do iTunes que não foram compradas na loja. Elas também ficarão disponíveis automaticamente para outros aparelhos?

Sim, mas por um preço. Nos Estados Unidos, a Apple oferecerá um serviço chamado iTunes Match por US$ 24,99 anuais. Esse serviço analisa as músicas guardadas no PC do usuário e, se ela estiver no catálogo da loja iTunes, o usuário poderá baixá-la em alta qualidade.

Na prática, esse serviço serve para quem quer ter a conveniência de sincronizar músicas para iPads, iPhones e iPods por meio do iCloud, mas possui canções que que não foram compradas pela iTunes. A Apple ainda não forneceu informações sobre o lançamento desse serviço fora dos Estados Unidos.

E vídeos?

Por enquanto, o iCloud trabalha apenas com músicas.

O iCloud também faz backup de fotos?

Sim. Um recurso chamado Photo Stream, presente no iOS 5, envia todas as fotos tiradas com iPads, iPods e iPhones para o iCloud. As imagens são então distribuídas para os aparelhos dos usuários. Esse processo é feito apenas por meio de conexões Wi-Fi.

Em computadores Macintosh, o Photo Stream usará a biblioteca de fotos do programa iPhotos para mostrar as fotos sincronizadas. No PC, a pasta Minhas Imagens será usada para a sincronização.

Um exemplo prático de uso do Photo Stream é quando o usuário vai a uma festa e tira fotos com seu iPhone. O iCloud guarda automaticamente as imagens em seus servidores e também as envia para o computador do usuário e outros dispositivos.

O iCloud armazenará as 1.000 fotos mais recentes. Se não quiser que uma foto seja apagada, o usuário deve separá-la em um álbum.

Não tenho produtos da Apple. O iCloud serve para mim?

Nâo. O serviço pode ser acessado apenas a partir de aparelhos com iOS e computadores Macintosh.

Alguns recursos, como o backup de fotos a integração com o iTunes, até funcionam em PCs. Mas não fazem sentido, já que a função de sincronização funciona apenas com dispositivos Apple. O iCloud é, em sua essência, voltado para usuários que têm diversos aparelhos eletrônicos.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias