iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

06/06 - 16:06hs

Steve Jobs apresenta iCloud, serviço de backup da Apple

Em evento morno, Apple mostra também novos sistemas para iPhone, iPad e computadores Macintosh

iG São Paulo

Em evento realizado nesta segunda-feira (6/6), a Apple apresentou três novidades na área de software: o serviço de backup de dados iCloud, o iOS 5 (nova versão do sistema para iPhones, iPods Touch e iPads) e o Mac OS X Lion (novo sistema para computadores Macintosh).

Leia também:
O que é o iCloud?
10 novidades do iOS 5

Havia especulações sobre um possível novo iPhone, mas nenhum novo equipamento foi anunciado no evento.

iCloud

Apresentado por Steve Jobs, o iCloud é um serviço que guarda documentos na nuvem (termo usado em tecnologia para designar serviços que rodam em servidores remotos, e não no computador do usuário). O iCloud será usado para fazer backup de contatos, documentos de texto, planilhas, fotos e músicas.

Além de guardar cópias de segurança, o iCloud sincronizará informações editadas pelos usuários entre aparelhos de sua propriedade. Assim, uma atualização de agenda feita no iPhone, por exemplo, será refletida em outros equipamentos (computadores, iPads) do usuário. O serviço é grátis e chega nos próximos três meses, junto com a nova versão do iOS.

AFP
Jobs: iCloud guarda arquivos na nuvem
Jobs: iCloud guarda arquivos na nuvem

O iCloud funciona integrado ao iOS (sistema usado em iPhones, iPads e iPods Touch) e também a alguns recursos de computadores PCs e Macintosh. O serviço oferecerá 5 GB de espaço grátis para backup de e-mail e documentos. Esse espaço não inclui músicas.

iTunes

Um dos destaques do iCloud é sua integração com a iTunes, loja de músicas e vídeos da Apple. Todas as músicas e vídeos comprados no iTunes poderão ser transferidos diretamente para outros aparelhos do usuário. Um álbum comprado no iPhone, por exemplo, poderá ser baixado novamente no iPad, sem a necessidade de passar por um computador.

Esse mecanismo valerá apenas para músicas compradas na loja do iTunes. Quem tiver outros arquivos de música guardados no iTunes poderá assinar o serviço iTunes Match, que custará US$ 24,99 por ano nos Estados Unidos.

Esse serviço identificará as músicas guardadas no computador e permitirá que o internauta baixe as faixas novamente para iPods, iPhones e iPads, desta vez por meio da loja da Apple.

Documentos

Além da integração com o iTunes, o iCloud funcionará com aplicativos de escritório do iOS, como o Pages e o Keynote. Isso permitirá que um documento criado em um aparelho seja automaticamente atualizado em outro. Por exemplo, um documento criado no iPad é automaticamente enviado para o iPhone do usuário.

Fotos

O iCloud também fará backup de fotos, um programa chamado Photo Stream, que virá junto com o novo iOS. Ele transferirá as fotos mais recentes para o iCloud. A Apple armazenará as mil fotos mais recentes. Se o limite for ultrapassado, as fotos mais antigas serão apagadas. Para evitar que isso aconteça, o usuário terá que tranferir a imagem para um álbum.

iOS 5

A Apple também apresentou no evento uma nova versão do iOS, sistema operacional de iPhones, iPads e iPods Touch. Entre os destaques da nova versão está a maior integração com o Twitter. Será possível compartilhar fotos no microblog a partir dos aplicativos nativos do iOS, como os programas de câmera e exibição de fotos.

Outra novidade do iOS 5 é o iMessage, um aplicativo de mensagens instantâneas para usuários da plataforma iOS. Ele funciona de forma semelhante aos mensageiros tradicionais, como MSN e Gtalk, mas opera apenas entre aparelhos iOS.

Câmera

O aplicativo de câmera do iOS ganhou mais recursos, atualmente presentes apenas em aplicativos como Camera+ e Instagram. No iOS 5 será possível realizar operações básicas de edição, como recorte e remoção de olhos vermelhos, diretamente no aplicativo de câmera.

Com o novo sistema será possível também usar um dos botões de volume para tirar fotos. O aplicativo de fotos também ganhou um atalho na tela de descanso do iOS (lock screen). Assim será possível acessar a câmera com apenas um toque na tela inicial, sem ter que destravar o aparelho e procurar pelo aplicativo.

Mac OS X Lion

O terceiro produto mostrado pela Apple no evento foi o Mac OS X Lion, sistema para computadores Macintosh. Um recurso interessante do novo sistema é o salvamento automático de documentos, válido para qualquer programa criado para o sistema.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias