iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

21/06 - 11:27hs

Nokia apresenta primeiro smartphone com MeeGo antes de adotar Windows Phone
N9 chega ao mercado com interface totalmente centralizada na tela sensível ao toque

Claudia Tozetto, iG São Paulo

A Nokia anunciou hoje o primeiro smartphone com o sistema operacional MeeGo, desenvolvido em parceria com a Intel. Os executivos da empresa mostraram o aparelho pela primeira vez durante o evento Nokia Connection, realizado em Singapura. O aparelho chegará às lojas em setembro com preços entre US$ 670 e US$ 760 para versões entre 16 GB e 64 GB de memória. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Divulgação
Nokia N9 é o primeiro aparelho da empresa com MeeGo

O lançamento acontece cerca de cinco meses após a Nokia anuncia uma parceria com a Microsoft para adotar o Windows Phone como única plataforma para smartphones. Na época, Stephen Elop, CEO da Nokia, mostrou a evolução dos investimentos da empresa no Symbian, plataforma atual de smartphones, e no MeeGo: ambos seriam drasticamente reduzidos nos próximos anos.

O aparelho

Com o N9, a Nokia tenta mostrar que, apesar da parceria com o Windows Phone, o MeeGo ainda tem espaço para crescer. O aparelho é um dos únicos smartphones a ter uma interface acionada apenas pela tela sensível ao toque, já que ele não possui o botão "Home" para voltar à tela inicial. "O N9 é um smartphone para usar com uma mão só", disseram os executivos da Nokia durante o evento. Confira abaixo uma demonstração do novo aparelho (em inglês):

Segundo a empresa, para voltar à tela inicial a partir de um dos aplicativos, o usuário só precisa deslizar o dedo na tela a partir da lateral da tela (em qualquer direção). Para desbloquear o aparelho, basta dar dois toques na tela. O sistema oferece três telas iniciais, que permitem ao usuário acessar os aplicativos, verificar os feeds de redes sociais e alternar aplicativos que rodam em segundo plano.

O N9 possui tela AMOLED de 3,9 polegadas e o aparelho é feito de policarbonato usado em projetos de engenharia que, segundo a Nokia, permite que a antena do smartphone tenha melhor desempenho e menos ligação sejam terminadas por falhas na localização do sinal. O aparelho será vendido em três cores (preto, azul e rosa) e possui conexão Wi-Fi, Bluetooth e 3G e porta micro USB.

Com relação à câmera, o N9 oferece resolução de 8 megapixels para fotos com lentes Carl-Zeiss, além de flash duplo de LEDs. Ela também filma vídeos em alta resolução (720p). A partir do aplicativo de câmera, o usuário pode compartilhar fotos por meio de MMS, e-mail, NFC e diversos serviços baseados em web, como Flickr e Facebook. O navegador suporta HTML5.

Serviços

Por meio do N9, o usuário tem acesso à base de dados do Ovi Mapas gratuitamente. O aplicativo de mapas oferece navegação GPS, com funções dedicadas para uso em veículos. Além disso, os mapas contêm informações sobre o transporte público em 85 cidades dos Estados Unidos e mostra pontos de interesse, como restaurantes e lojas.

Assim como no iPhone e Android, o usuário pode baixar aplicativos por meio da Ovi Store, loja de aplicativos para aparelhos da Nokia.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias