iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

23/06 - 12:35hs

Em segredo, Nokia apresenta primeiro smartphone com Windows Phone
"Sea Ray" tem Windows Phone Mango e câmera de 8 megapixels, de acordo com CEO da Nokia

Claudia Tozetto, iG São Paulo

A Nokia aproveitou o lançamento do N9, primeiro smartphone com o sistema operacional MeeGo, realizado na semana passada em Singapura, para apresentar para convidados o protótipo do primeiro smartphone com Windows Phone, conhecido internamente como "Sea Ray". Além deste, Stephen Elop, CEO da Nokia, anunciou que tem outros aparelhos com Windows Phone no mesmo estágio.

>> Leia mais: As novidades do Windows Phone Mango

Reprodução
Primeiro smartphone da Nokia com Windows Phone é chamado de "Sea Ray"

O primeiro aparelho da fabricante finlandesa após a parceria com a Microsoft foi apresentado após o N9, quando Elop pediu que todos os presentes desligassem câmeras e celulares, regra ignorada, já que alguns vídeos foram publicados hoje na web, como o vídeo reproduzido no site Engadget (publicado originalmente pelo site húngaro Technet).

O aparelho, muito parecido com o N9, possui um botão a mais para fotografar com o dispositivo na posição horizontal, uma exigência da Microsoft para os fabricantes de aparelhos com Windows Phone. Ele possui câmera fotográfica com lentes Carl Zeiss com 8 megapixels de resolução.

Reprodução
Lateral do "Sea Ray" possui botão para fotografar, exigido pela Microsoft

O novo aparelho já usa a nova versão do Windows Phone, conhecida como Mango. Durante a demonstração do novo aparelho, um dos técnicos da Nokia disse que a nova versão do sistema terá reconhecimento de faces, de modo que identifique quem são as pessoas nas fotos, depois da primeira vez que o usuário identificá-las.

Recuperação

Durante a apresentação, Elop aproveitou para dizer que, com os novos smartphones, a Nokia está se recuperando da crise que afeta a empresa desde que concorrentes de peso para o Symbian, como o iPhone e aparelhos com Android, chegaram ao mercado. "Está difícil agora, mas vocês estão vendo coisas sendo feitas", disse ao apresentar o primeiro smartphone com Windows Phone.

Enquanto o aparelho não chega ao mercado, segundo Elop, a palavra de ordem na Nokia é "sustentar" o negócio. Para isso, a empresa colocou equipes para visitar as lojas e verificar se os aparelhos fabricados pela empresa estão sendo divulgados no mesmo nível de seus competidores. "Temos que continuar mudando a forma como a Nokia funciona", disse Elop. "É o início de uma nova fase na Nokia, eu consigo ver isso."

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias