iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

23/06 - 15:14hs

Windows Phone Mango: versão para desenvolvedores revela novos recursos

Busca a partir de fotos, integração de agenda com o Facebook, entre outros, conheça as novidades do sistema da Microsoft para smartphones

Claudia Tozetto, iG São Paulo

Até o final de 2011 os smartphones com Windows Phone 7 receberão a primeira grande atualização do sistema operacional, conhecida como Mango. Nesta semana, a empresa liberou uma prévia da nova versão para desenvolvedores que revelou alguns dos novos recursos ainda não anunciados oficialmente.

>> Leia mais:
Windows Phone terá uma atualização principal por ano
iG analisa a primeira versão do Windows Phone

Getty Images
Windows Phone ganhará nova versão até o final do ano e deve chegar ao Brasil em breve

A nova versão do Windows Phone estará no próximo smartphone a ser lançado pela Nokia até o final do ano e apresentado em imagens do evento Nokia Connection, realizado no início da semana em Singapura. Além disso, será a primeira versão do sistema com tradução para o português, o que permitirá que os fabricantes lancem os produtos no Brasil.

De acordo com a Microsoft, a nova versão apresenta cerca de 500 melhorias em recursos. Entre os destaques está a integração das ferramentas de mensagens no hub "Pessoas" e também na centralização de todos os recursos de atualização em redes sociais no ícone "Eu", disponível a partir da página inicial. Confira abaixo os principais recursos revelados na versão para desenvolvedores:

Tudo em torno das pessoas

Assim como no Windows Phone 7, a integração de informações relacionadas aos contatos ficam centralizadas no hub "Pessoas", que ganhou alguns novos recursos. A partir desta nova versão, os usuários poderão criar grupos de pessoas, como família, amigos, colegas de trabalho, entre outros. Será possível escolher qual deles aparecerá no topo do hub "Pessoas". Também será possível ver as atualizações das pessoas do grupo nas redes sociais.

Outra novidade é que o Windows Phone integrou todas as formas de contato por mensagens por meio do hub "Pessoas". Isso permite que o usuário esteja conversando com um amigo por meio do Messenger e, caso a conexão com a internet seja interrompida, ele continue a conversa por meio de mensagens de texto (SMS).

Getty Images
Agenda do Windows Phone agora funciona integrada ao Facebook

A agenda também ganhou integração com o Facebook, o que permite que um novo compromisso seja automaticamente criado toda vez que o usuário aceita um convite de evento na rede social. Entre os recursos disponíveis está aceitar a participação em um evento, ver os detalhes e a lista de pessoas que foram convidadas.

O ícone "Eu", localizado na página inicial do aparelho, também foi remodelado. Antes ele apenas agregava as atualizações do próprio dono do aparelho nas redes sociais, mas agora integra todas as ferramentas para atualizar as redes sociais: é possível fazer check-in e alterar o status por meio do Facebook e do Messenger, além de iniciar um novo SMS, e-mail ou mensagem instantânea.

Navegação na internet e em mapas

Como já anunciado, a nova versão do Windows Phone oferecerá o Internet Explorer 9, versão mais recente do navegador da Microsoft, para navegação na internet. Além de suportar aplicações de web desenvolvidas em HTML5, o navegador é o primeiro a oferecer aceleração por hardware em um dispositivo móvel, o que pode ajudar o usuário a visualizar sites com gráficos complexos em seu smartphone.

O Bing, serviço que inclui a busca e os mapas da Microsoft, também ganhou novos recursos que o deixou mais conectado. O serviço de mapas ganhou navegação por voz, que guia o usúário pelo percurso desenhado no mapa, conforme o motorista dirige. Além disso, o serviço está mais conectado com outros aplicativos. Segundo a Microsoft, ao localizar um restaurante no mapa, se o usuário tiver um aplicativo de reservas do mesmo restaurante instalado, poderá fazer a reserva sem deixar o aplicativo de mapas.

Por fim, o Bing também passa a oferecer o recurso "Vision", que funciona de maneira similar ao Google Goggles. Basta fotografar códigos de barra, livros, CDs, DVDs ou textos que o aplicativo buscará informações sobre o assunto na web. O Mango também ganhou a possibilidade de buscar por músicas na web, da mesma maneira que no aplicativo Shazam: basta gravar um trecho da música que o smartphone retornará resultados como nome da música e intérprete.

Reparos de interface

Entre os 500 novos recursos do Mango, alguns são detalhes que poderiam passar despercebidos, mas trazem grandes melhorias para a interação do usuário com o aparelho. Entre eles, estão as funções ativadas por voz que, apesar de presentes na busca da primeira versão do sistema, agora estão em quase toda parte. Na parte de mensagens, por exemplo, é possível ditar um SMS em vez de escrevê-lo.

Ainda no aplicativo de mensagens, um dos problemas encontrados pelo iG na primeira versão estava na organização de mensagens enviadas e recebidas. Todas elas eram marcadas com as mesmas cores, o que confundia o usuário. No Mango, o problema foi resolvido e as mensagens enviadas aparecem em uma tonalidade diferente das recebidas.

Outro recurso que recebeu melhorias foi a multitarefa, que permite rodar diversos aplicativos ao mesmo tempo. Segundo a Microsoft, as melhorias permitem que um usuário alterne entre um jogo e uma ligação telefônica, sem que o primeiro aplicativo tenha que ser fechado. Testes do site This is my next, no entanto, apontam que o recurso ainda não funciona em aplicativos existentes (que podem não suportar ainda o novo recurso).

Ao saltar de um aplicativo para o outro (basta pressionar o botão "Home" para ver os aplicativos que rodam em segundo plano), o usuário verá uma imagem do aplicativo, e não o programa propriamente dito. Isso permite que, apesar de o aplicativo se manter funcionando, gaste menos bateria.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias