iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

28/06 - 13:26hs

Lenovo lançará tablet com Android e loja de aplicativos no Brasil até o final do ano
Tablet vendido no varejo chegará alguns meses depois do ThinkPad, primeiro tablet da Lenovo que será vendido no Brasil, mas apenas para empresas

Claudia Tozetto, iG São Paulo

A Lenovo anunciou hoje que lançará o LePad, tablet da linha IdeaPad, até o final do ano no Brasil. Ele será o segundo tablet lançado pela empresa no País, já que a Lenovo anunciou que lançará em até um mês seu tablet para empresas, o ThinkPad. O tablet para usuários comuns chegará depois, porque a empresa prepara sua entrada conjunta no mercado de conteúdo para tablets no Brasil.

Reprodução
LePad, tablet da Lenovo para usuários comuns, chegará ao Brasil com loja própria de aplicativos

A Lenovo ainda não divulgou detalhes sobre o preço dos tablets, mas, segundo Jaison Patrocínio, diretor de produtos da Lenovo no Brasil, "o preço será menor que o do maior concorrente no mercado brasileiro de tablets", quando se referiu claramente ao iPad. De acordo com a consultoria comScore, o iPad detém 31,8% do tráfego de dados a partir de tablets no Brasil, o que o coloca na liderança deste mercado.

Outro motivo da espera da Lenovo em lançar o tablet IdeaPad no Brasil é aproveitar os incentivos fiscais do governo para a produção do dispositivo no País que, de acordo com Aloizio Mercadante, ministro da Ciência e Tecnologia, deve começar em setembro. "Já nos inscrevemos para o PPB [processo produtivo básico] de tablets e devemos começar a fabricá-los no Brasil até dezembro", disse Patrocínio. Atualmente, a Lenovo não tem fábrica própria no Brasil.

Lenovo Store venderá aplicativos e músicas

De acordo com Jorge Moncau, gerente de produto da linha Idea para o Brasil, a Lenovo importará seu modelo de loja de aplicativos e conteúdos para dispositivos móveis, a Lenovo Store. Criada em 2010, a Lenovo Store só funciona na China, onde a empresa já investiu cerca de R$ 240 milhões para ajudar desenvolvedores a criar aplicativos para Android.

Ela chegará ao Brasil e a outros países da América Latina até o final do ano e oferecerá aplicativos pagos e gratuitos para Android em português, além de outros conteúdos como música. Neste caso, segundo Moncau, a oferta deve acontecer em parceria com grandes gravadoras.

"Os usuários de Android no Brasil reclamam que a maioria dos aplicativos está em inglês", diz Moncau. Segundo o executivo, com a entrada no mercado de aplicativos no idioma local, a Lenovo oferecerá uma alternativa para os consumidores e também poderá embarcar alguns desses programas em seus produtos na fábrica.

Antes de chegar ao Brasil, a Lenovo Store deve chegar primeiro aos Estados Unidos e outros países que utilizam o idioma inglês. Parte dos aplicativos ofertados por meio da nova loja serão chineses, mas portados para o idioma local de cada região. "Queremos investir também em desenvolvedores de aplicativos para Android no Brasil", diz Moncau.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias