iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

19/07 - 19:09hs

Geek brasileiro cria emulador para o sucesso dos anos noventa, o Pense Bem
Ainda não está pronto, mas dá pra ter uma boa lembrança da infância

Geek


Por Daniel Pavani

O geek Leandro Pereira, frequentador do hackerspace paulista Garoa Hacker Clube, criou uma forma de emular um dos brinquedos educativos de maior sucesso dos anos 90: o Pense Bem.



Leandro conta que há um bom tempo já pensava em criar este emulador, mas tinha grande dificuldade em encontrar a ROM original do brinquedo. Frequentando o Garoa (entenda o que são hackerspaces), ele começou a desenvolver sua própria ROM, com ajuda de um amigo.

Em seu blog, Leandro explica que o sistema foi programado em assembly de Z8, aproveitando como modelo um Pense Bem que eles conseguiram comprar pelo Mercado Livre. “Em alguns dias”, ele conta, “já tínhamos um protótipo funcional, com som, teclado e display funcionando”.

O projeto ainda não está pronto, mas Leandro já conseguiu implementar a funcionalidade dos livros, que é o que provavelmente a maioria das pessoas lembra. Entretanto, ele não sabe se vai querer continuar no desenvolvimento do emulador.

O emulador está disponível neste link e, além disso, o código também está disponível para uso sob a Beerware License, que permite o uso livre, com os devidos créditos.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias