Vazamento de dados: site de notas fiscais de mais de 60 municípios fica exposto

Dados da plataforma Ginfes, responsável pela emissão de notas fiscais em parceria com mais de 60 prefeituras, foram expostos por brecha no sistema

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
dados de mais de 60 municípios vazam online


É indiscutível que serviços digitais facilitaram, e muito, o modo como se vive nos tempos atuais. Tudo é possível apenas com um computador conectado à internet . Fazer compras, conhecer pessoas, estudar, prestar serviços. Apesar da facilidade que o universo conectado nos propõe, ao mesmo tempo, o cuidado com a manipulação dos dados presentes na rede necessita ser redobrado , seja ela na gestão pública ou privada. 

Nesta terça-feira (15), com exclusividade, o Olhar Digital recebeu uma denúncia anônima sobre mais um caso de vazamento de dados . Agora, envolvendo o site Gestão Inteligente da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. A fonte, que descobriu a falha de segurança no sistema, confirmou que era possível obter o documento na íntegra, com dados tanto do prestador quanto do tomador do serviço, apenas digitando combinações numéricas aleatórias no final da URL do site.

Leia também: Meus dados vazaram, e agora? Veja como se proteger em situações como essa

Nome completo, endereço, e-mail, CPF/CNPJ, descrição e valor do serviço de todos os brasileiros que utilizam a plataforma estavam expostos. Segundo a fonte, os resultados encontrados surgiram após combinações aleatórias dos nove números que aparecem no final da URL. O Olhar Digital, por meio de testes, constatou que é possível obter as notas fiscais facilmente, e de várias cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Manaus entre outros. 

De acordo com o site da empresa gestora de envio de notas, atualmente, mais de 60 cidades do Brasil utilizam o sistema para emissão de Nota . Em muitos municípios, o documento é gerado pela prefeitura por meio do Ginfes ou por uma entidade conveniada pelo município. 

Leia também: Lei Geral de Proteção de Dados deve diminuir venda de dados pessoais na Dark Web

O Olhar Digital entrou em contato com a EICON, empresa responsável pelo sigilo das notas fiscais eletrônicas e administração dos dados , mas até o momento da publicação desta matéria, não obteve resposta.

Casos envolvendo vazamento de dados de milhares de brasileiros estão cada vez mais comuns. Na semana passada, o Olhar Digital recebeu uma denúncia, com exclusividade, sobre a exposição da base de dados do Detran-RN, com a qual era possível ter acesso a ficha cadastral de todos os brasileiros portadores de Carteira de Habilitação ou proprietários de veículos.