Huawei não depende mais do Google, diz gerente da empresa

Depois de ter sofrido restrições do Google, a Huawei se diz preparada para que seus dispositivos funcionem sem o sistema operacional e os aplicativos da gigante

Foto: shutterstock
Huawei já estaria preparada para operar sem os serviços do Google


Enfrentando dificuldade há meses, depois que foi banida da loja de aplicativos do Google , a chinesa Huawei pode estar tomando uma posição ousada. Um representante da empresa afirmou que, mesmo que a proibição de acesso seja revogada, a companhia não voltará a integrar aplicativos Google aos seus smartphones.

Em uma entrevista em Viena, um gerente da Huawei na Áustria, Fred Wangfei, disse ao jornal Der Standard que a empresa quer se livrar de qualquer dependência de produtos dos Estados Unidos. Wangfei também menciona que, mesmo que a proibição dos norte-americanos seja revogada e o acesso aos aplicativos do Google seja restaurado para a Huawei , a empresa não começará a usá-los novamente.

Leia também: China decide parar de usar Windows; entenda

Consultada pelo site 9to5Google , a empresa foi mais cautelosa. Em nota, afirmou que "um ecossistema Android aberto" ainda é sua primeira escolha. “Mas se não formos capazes de continuar a usá-lo, temos a capacidade de desenvolver o nosso”, completou o comunicado.  

A Huawei está sem suporte para o Android desde maio, quando entrou numa na lista de restrição de comércio feita pelo governo Donald Trump — uma relação de empresas que não podem comprar tecnologia de companhias norte-americanas sem a aprovação do governo. O Google cortou a licença do Android para os celulares da marca, deixando aparelhos sem acesso a atualizações futuras do sistema operacional e restrita a updates do Android Open Source Project (AOSP).

Leia também: EUA pressionam Brasil para vetar entrada da Huawei no mercado do 5G

Porém, apesar de vir sem os aplicativos oficiais da marca (Gmail, Docs, Duo, Calendar, Fotos e outros) e sem acesso à Play Store , o smartphone Mate 30 Pro , primeiro a ser lançado sob as novas condições, conseguiu obter lucros consistentemente e manter seu lugar no mercado de celulares.

A aparência do EMUI da Huawei é semelhante ao que o Google oferece, como uma maneira de facilitar as coisas para os desenvolvedores. Há já algum tempo, a Huawei está trabalhando na substituição do Google Play Services e, nesta entrevista, Wangfei diz que 24 de 60 APIs essenciais foram replicadas. A Huawei também construiu sua loja “ AppGallery ” como um substituto para o Google Play.