iFood tem bug e mostra dados pessoais dos usuários nesta sexta-feira
A empresa disse que o problema já foi resolvido, mas usuários conseguiram ver pedidos e dados pessoais de outros clientes
Na manhã desta sexta-feira (19), usuários do Twitter relataram bugs no aplicativo iFood . De acordo com várias postagens, o serviço de entregas enfrenta problemas na aba de pedidos. Há casos em que são exibidas compras não efetuadas e endereços desconhecidos.
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Em algumas situações, os usuários estão recebendo mensagens de entregadores e restaurantes sobre pedidos não realizados. Outros relatos indicam que compras de outros estados estão sendo exibidas. Aparentemente, o sistema apresentou algum erro que "trocou" os pedidos entre usuários.
Você viu?
Sextou no @iFood ...
— Carla Vieira (@carlaprvieira) June 19, 2020
Alguém fez alguma coisa errada e cada vez que eu entro no app aparecem pedidos e endereços que não são meus 😬 pic.twitter.com/drzwjPox9j
Além disso, os dados pessoais das pessoas que compraram pela plataforma estão sendo mostrados. Usuários informam que tiveram acesso ao CPF e cartão de crédito de outras contas. Para evitar maiores problemas, algumas das postagens recomendam que todos os cartões sejam removidos da plataforma até que o problema seja resolvido.
iFood se retrata
Depois do acontecido, o iFood publicou uma nota de esclarecimento dizendo que não houve qualquer ciberataque à plataforma. A empresa disse, ainda, que dados de cartões não tiveram qualquer vazamento, embora tenha admitido que usuários conseguiram ver dados pessoais de outros. Confira a nota completa:
"Na manhã de sexta-feira dia 19/06, a plataforma do iFood passou por um problema de atualização com duração de cerca de 30 minutos. A ocorrência foi rapidamente solucionada por sua equipe de tecnologia. A empresa afirma que não houve qualquer tipo de ciberataque à plataforma.
Durante esse breve período, o sistema exibiu dados pessoais dos usuários de maneira aleatória. A empresa reforça que, ainda assim, não foi possível que clientes fizessem pedidos por outras pessoas ou acessassem contas de terceiros.
A empresa esclarece que os meios de pagamento ficam gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, e não são armazenados nos bancos de dados da plataforma. Dessa forma, os dados referentes a esses cartões não sofreram qualquer vazamento.
Por precaução, a plataforma deslogou os usuários impactados, que ficaram impossibilitados de realizar pedidos neste período. A situação já está normalizada e os usuários impactados estão sendo comunicados do ocorrido.
O iFood está à disposição das autoridades eventuais esclarecimentos adicionais e reforça seu compromisso com a segurança das informações de restaurantes e consumidores".