Como funciona o algoritmo do TikTok? Rede social revela tudo

Empresa revelou detalhes de como os vídeos são escolhidos para serem mostrados no feed de cada usuário do aplicativo

Tiktok revela funcionamento do seu algoritmo
Foto: Divulgação
Tiktok revela funcionamento do seu algoritmo


Assim como acontece em outras redes sociais , os feeds do TikTok usam um  algoritmo de recomendação que considera várias ferramentas e fatores para personalizá-lo para cada usuário. Nesta quinta-feira (18), a empresa explicou em seu blog como o feed funciona, incluindo dicas de como personalizar seu feed e evitar a exibição de vídeos irrelevantes para você.

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O algoritmo de recomendação do TikTok conta com fatores de entrada de maneira semelhante à forma como o YouTube mede e monitora o envolvimento. A forma como as pessoas interagem com o app, incluindo seguir contas e comentar em publicações, afeta as recomendações. Se você segue apenas contas de animais fofos e só curte ou comenta publicações de animais, o TikTok recomendará contas parecidas. Isso também ajuda o algoritmo a identificar vídeos que as pessoas não se interessam.

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As interações do usuário são só uma parte do sistema. Segundo o TikTok, as informações de vídeo, que "podem incluir detalhes como legendas, sons e hashtags", e as configurações do dispositivo ou da conta também podem afetar o feed. A escolha de país, idioma e o tipo de dispositivo são considerados para garantir que "o sistema seja otimizado para desempenho". A empresa afirma, no entanto, que essas configurações "recebem menor peso no sistema de recomendação em relação a outros pontos de dados que medimos, pois os usuários não os expressam ativamente como preferência".

Assim como no YouTube , tudo se resume a engajamento. Se alguém terminar um vídeo em vez de pular para outro ainda na metade, isso será registrado como um maior interesse. A publicação ainda enfatiza que o sistema de recomendação é baseado no conteúdo, não necessariamente no criador. Isso quer dizer que, a menos que Charli D'Amelio (o criador mais seguido do TikTok) comece a fazer vídeos sobre os mesmos assuntos que você segue, ele não aparecerá no seu feed.

O sistema de recomendação do app geralmente é elogiado. Uma vez ajustado, torna-se uma das ferramentas de exploração mais responsivas. Talvez seja um dos motivos para o TikTok ter crescido tanto. Porém, há algumas falhas no sistema, e a própria empresa as apresentou em seu blog.

"Um dos desafios inerentes aos mecanismos de recomendação é que eles podem limitar inadvertidamente sua experiência", escreveu a empresa. "Ao otimizar a personalização e a relevância, existe o risco de apresentar um fluxo cada vez mais homogêneo de vídeos. Essa é uma preocupação que levamos a sério enquanto mantemos nosso sistema de recomendações".

Parte disso pode não ter relevância: pessoas que só assistem vídeos de cavalos podem receber somente vídeos de cavalos. Outras partes também podem ser excludentes, deixando de exibir ou de recomendar vídeos e criadores com dificuldades se um usuário não se esforçar para ajustar o algoritmo nessa direção. A publicação do TikTok aborda a "bolha do filtro", explicando seu objetivo de interromper conteúdo repetitivo. O feed "Para você" geralmente "não mostra dois vídeos seguidos com o mesmo som ou pelo mesmo criador", segundo a companhia.

A ideia é que mais tipos diferentes de vídeos apareçam em um feed do que "mais do mesmo", mas isso nem sempre funciona. Como exatamente o app seleciona quais vídeos serão exibidos para cada feed ainda é incerto, mas é uma área que a empresa destaca como precisando de aprimoramento.

Outra questão importante para o TikTok é não popularizar conteúdo perigoso, um problema que gera críticas ao YouTube há anos. De acordo com o TikTok, conteúdo com imagens sensíveis, como procedimentos médicos ou "consumo legal de produtos regulamentados", como álcool, pode não ser elegível para recomendação, porque pode parecer chocante se for recomendado para o público em geral - crianças , especificamente. É por isso que muitos criadores enviam um vídeo mais de uma vez ou falam sobre a sensação de que seu conteúdo ficou nas sombras.

A empresa recebeu críticas de grupos marginalizados por não recomendar conteúdo, incluindo membros da comunidade LGBTQI+ . O YouTube enfrenta uma ação judicial pelo mesmo problema: criadores de conteúdo LGBTQI+ alegam que o site do Google deixou seus vídeos em modo restrito, sem recomendá-los. O TikTok assumiu que suprimiu o conteúdo de alguns criadores, tentando uma solução rápida contra o bullying .

O blog tem instruções detalhadas sobre como personalizar seu feed, mas é interessante ver a empresa se abrir sobre uma de suas vantagens competitivas. O algoritmo do TikTok é um dos principais responsáveis por sua rápida ascensão. Agora, a empresa está se abrindo um pouco mais, dando chance às pessoas de criarem seus próprios vídeos virais alimentando o algoritmo.