Google derruba mais de 4 milhões de sites e expõe usuários a golpes; entenda
Em um erro, a empresa deixou de renovar domínios na Índia, fazendo com que todos os sites Blogspot do país saíssem do ar
Ocasionalmente, grandes empresas falham em renovar domínios importantes, mas raramente há um problema tão grave quanto o que aconteceu com o Google . A empresa deixou o endereço do Blogspot na Índia expirar, derrubando de uma tacada só cerca de 4,4 milhões de sites que dependiam do endereço.
Como percebeu o site Bleeping Computer , o Google permitiu que o domínio expirasse em junho, dando a outra empresa a oportunidade de tomar o controle do endereço blogspot.in e passasse a anunciá-lo por US$ 6.000.
Você viu?
Desde 2012, o Google mudou sua estratégia com o Blogspot. Em vez de ter apenas um endereço “.com”, a empresa adotou várias URLs específicas por país, então os blogs indianos passaram a carregar o endereço “blogspot.in”, assim como os brasileiros passaram a usar o “blogspot.com.br”. Com a falha de renovação do domínio, o Google levou consigo todos os sites indianos hospedados na plataforma.
Como resultado, sempre que se tenta entrar em algum site que deveria estar hospedado no domínio “blogspot.in”, o usuário não vê nada além de uma mensagem de erro, indicando que o endereço não conseguiu encontrar nenhum IP vinculado a ele.
O problema vai além de potenciais blogueiros que não têm mais acesso aos seus blogs. Como aponta a publicação, a falha na renovação cria um cenário em que alguém com más intenções possa tomar o controle de endereços que estão indexados em buscadores, com links em fóruns e redes sociais para realização de golpes , propagação de malwares e outros tipos de atividades indevidas.
Até o momento, não se sabe por que o Google deixou de renovar o endereço, se foi algo proposital ou se realmente foi um engano. A renovação de endereços não é algo caro, especialmente para uma companhia deste tamanho, e é uma boa prática não deixar que eles expirem, nem que seja apenas por questão de segurança .
O que torna o caso mais estranho é que o Google tem um histórico de renovar endereços que não usa, e um exemplo é o site “duck.com”, recebido com a aquisição da empresa On2 Technologies em 2010. A URL ficou sob o controle da empresa até 2018 apenas redirecionando para a página inicial do buscador, até que houve um acordo para cessão do domínio ao concorrente DuckDuckGo .